O filme que abre a mostra, às 17h, é Os Flocos de Ouro (1976), sua Cuba inventada. Entre os outros longas que fazem parte da programação estão Argila (1969) e Eika Katappa (1969), primeiros filmes de Schroeter, expandem as fronteiras do cinema narrativo tradicional a partir de telas múltiplas e colagens experimentais. Haverá também algumas de suas obras mais cérebres, transitando por estilos e territórios distintos. Entre elas, A Morte de Maria Malibran (1972), uma homenagem singular a grandes divas do canto, da personagem-título a Maria Callas e Janis Joplin; o surrealismo californiano de Willow Springs (1973) e o romantismo brega de influência mexicana em Anjo Negro (1974).
Schroeter criou uma estética própria que é marcante em todos os seus filmes, sejam de ficção ou documentários, o que o deixou numa posição marginal dentro do Novo Cinema Alemão. As suas obras são radicais, principalmente na linguagem cinematográfica. Amante de óperas, Schroeter usa imagens extremamente estilizadas e iconográficas, com uma linguagem é opulenta e expressionista. Suas obras obedecem rigorosamente a um ideal artístico e são tão inovadoras quanto provocadoras.
Confira aqui a programação completa e a grade de horários.
(Fonte: Sala P.F. Gastal)