O 2° Festissauro – Festival de Audiovisual do Vale dos Dinossauros, foi encerrado no dia 30 de maio no auditório da Universidade Federal de Campina Grande-Sousa, na Paraíba. Em cinco dias de realização o evento exibiu 37 filmes, entre curtas e longas metragens, e realizou oficinas de formação, palestras, exposição fotográfica e debates, além das mostras competitivas.
A entrega da premiação do troféu Guardião do Vale contemplou os vencedores das 3 mostras competitivas: Mostra Competitiva Passagem das Pedras de Curta-metragem Nacional, Mostra Competitiva Rio do Peixe de Curta-metragem Sertanejo e Mostra Competitiva Rastro do Boi e da Ema de Curta-metragem Paraibano. Entre os documentários vencedores estão O Amor foi se Tornando Cada Dia Mais Distante (2014), de Alexander de Moraes; Adiós, Jamapa Vieja! (2013), de Virginia de Oliveira Silva, e Malha (2013), de Paulo Roberto. Entre os filmes de ficção, Ilha (2014), de Ismael Moura, conquistou 6 prêmios, incluindo Melhor Ficção na Mostra Competitiva Rastro do Boi e da Ema de Curta-metragem Paraibano. Para conferir a lista completa de vencedores acesse a página do Festival no Facebook
A edição conseguiu reunir nomes consagrados no cinema e vem se consolidando como vitrine da produção audiovisual do sertão paraibano, além de ser um dos principais canais de difusão de obras de novos realizadores, de curtas-metragens e de produções estaduais não exibidas em circuito comercial. O grande homenageado da noite foi o cineasta paraibano André da Costa Pinto, natural de Barra de São Miguel e diretor do longa Tudo que Deus Criou (2012). Premiado nacionalmente, André é ativista cultural, além de ser o idealizador e ex- coordenador do Festival Audiovisual de Campina Grande – Comunicurtas.
O Festissauro nasceu em plena efervescência da produção e difusão do audiovisual no sertão do Estado. Essa efervescência se deve, principalmente, pelas atividades realizadas por Pontos de Cultura, Cineclubes, pelo Centro Cultural Banco do Nordeste, entre outros, que vem propiciando a realização de cursos, exibições itinerantes, produção de filmes e, consequentemente, o surgimento de diversos realizadores e difusores do audiovisual nesta região. O Festissauro tem a missão reunir, exibir, difundir, capacitar, premiar e, principalmente, debater com esses realizadores e representantes governamentais as políticas públicas para o setor. Paralelo a isso, o evento também serve como meio de divulgação do Complexo Turístico Vale dos Dinossauros.
(Fonte: Imprensa Festissauro)
Últimos artigos de (Ver Tudo)
- Top 10 :: Dia das Mães - 12 de maio de 2024
- Tendências de Design de E-mail Para 2022 - 25 de março de 2022
- Saga :: A Era do Gelo - 1 de fevereiro de 2022
Deixe um comentário