Vencedor do Prêmio Especial do Júri e do Prêmio da Crítica no Festival de Gramado, o curta-metragem Os Filmes Estão Vivos estreia em Porto Alegre no próximo sábado, dia 14 de setembro, às 19h30. O filme terá lançamento em sessão especial na Sala P. F. Gastal.
Os Filmes Estão Vivos, de Fabiano de Souza e Milton Prado (foto acima), acompanha Enéas de Souza em seis sessões de cinema pela cidade-luz. Da escolha dos títulos, chegando na reflexão e no debate sobre cada obra, o curta busca flagrar o pensamento vivo do autor de Trajetórias do Cinema Moderno(1965). Uma homenagem a Paris, ao Quartier Latin, às pequenas salas de arte e ensaio.
Filmado em janeiro de 2013, o curta passeia pela verve amoral de Ernst Lubitch, (One hour with you, 1932) e pela poética física de Robert Aldrich (Atack, 1956). A fuga do cinema clássico aparece na profusão dionisíaca de John Cassavetes (Husbands, 1970) como na ironia matreira de Sergio Corbucci (Django, 1966). O cinema contemporâneo também se faz presente com a poesia cotidiana de Hong Sang-Soo (A Visitante Francesa, 2012) e na discussão acalorada sobre Leos Carax e seu Holy Motors (2012).
Fonte: Sala P. F. Gastal