20241007 a fanfarra papo de cinema 800

A comédia francesa A Fanfarra já tem local para desembarcar no Brasil. Após ser exibida fora de competição no Festival de Cannes 2024 e premiada com o Troféu Cidade de Donostia (Júri Popular) no Festival de San Sebastián 2024, a obra de Emmanuel Courcol (A Noite do Triunfo, 2020) fará sua première brasileira no Festival Varilux 2024, tradicional evento que traz o melhor do cinema francês ao Brasil há 15 anos. Neste ano, o festival acontecerá de 07 a 20 de novembro. Na França, o longa só chega aos cinemas no dia 20.

SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
YouTube | Letterboxd | Threads | BlueSky

Distribuído no Brasil pela Bonfilm, A Fanfarra apresenta a história de Thibaut, um maestro de renome internacional e seu irmão Jimmy. Com pouca coisa em comum, o que os une é o amor pela música. O filme é estrelado por Benjamin Lavernhe, Pierre Lottin e Sarah Suco.

LEIA TAMBÉM
– Festival Varilux 2024 :: Alain Delon estampa cartaz oficial
O Conde de Monte Cristo :: Novo filme baseado no clássico da literatura ganha trailer e pôster
Festival Varilux 2024 :: Evento divulga vinheta comemorativa

Se A Fanfarra for tão comovente como espero, é graças à emoção e humanidade dos personagens com os quais nos identificamos. É ver gente generosa em ação, apesar da crueldade da vida, pessoas que tentam construir um lugar para si mesmas carregando grandes bagagens emocionais. É isso que o torna tão bom”, comenta Emmanuel Courcol em nota. “Estou abordando temas que são importantes para mim e que já tratei em meus filmes anteriores, como laços fraternos, acaso e determinismo social, e estou trazendo-os juntos em uma única história” completa o realizador.

A Fanfarra
A Fanfarra

Vale lembrar que o Festival Varilux de Cinema Francês é realizado pela produtora Bonfilm e tem como patrocinadores principais a Essilor/Varilux, Pernod Ricard/Lillet, Axa, Michelin, além do Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria do Estado de Estado de Cultura e Economia Criativa, Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura.

Outros parceiros importantes são a Alliance Française, a Embaixada da França no Brasil, as empresas Edenred, Air France, Fairmont (grupo Accor), além das distribuidoras dos filmes e os exibidores de cinema independente/de arte e as grandes redes de cinema comercial.

SELEÇÃO DE 2024

A Fanfarra não é o primeiro título confirmado para o Festival Varilux 2024. Há pouco foi anunciado que O Conde de Monte Cristo, uma nova versão do clássico da literatura, escrito por Alexandre Dumas e nessa versão contando com Pierre Niney como protagonista, também fará sua première nacional durante a programação do evento, conforme divulgamos aqui.

Além disso, a edição deste ano tem como principal homenageado o astro Alain Delon (1935-2024), falecido recentemente. Para celebrar uma carreira com mais de cem títulos, ganhará reapresentação especial o suspense O Sol por Testemunha (1960), de René Clément, no qual Delon interpreta o misterioso Tom Ripley, personagem criado por Patricia Highsmith e que nos anos seguintes foi vivido, em outras produções, por nomes como Dennis Hopper, Matt Damon, John Malkovich e Andrew Scott.

APOIE O VARILUX

Sabia que agora você também pode apoiar a existência do Festival Varilux de Cinema Francês? Além de ser enquadrado em todas as leis de incentivo à cultura (federal, estadual e municipal), o que permite o suporte de pessoas jurídicas, o evento também pode ser fomentado por pessoas físicas dispostas a destinarem até 6% de seu imposto de renda. É simples, tem custo zero para o contribuinte e ainda se torna uma ação fundamental para a promoção da cultura e do cinema no país. Saiba como fazer parte clicando aqui.

CONFIRA TAMBÉM
Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)

Gostou do conteúdo sobre A Fanfarra? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *