Chegou a hora de conheceremos algumas das melhores histórias que o nosso cinema produziu, sob o olhar da ABRA: Associação Brasileira de Autores Roteiristas. Isso porque foram divulgados os finalistas do 7º Prêmio ABRA de Roteiro. Este ano, excepcionalmente, o troféu contempla obras brasileiras de 2022 e 2023. Os indicados concorrerão em onze categorias, além do Prêmio da Crítica, Roteirista do Ano e Prêmio Abraço (de excelência em roteiro para os roteiristas em ascensão).
LEIA MAIS
– Festival de Cinema da Fronteira 2024 :: A Transformação de Canuto é o grande vencedor
– Festival Curta Cinema 2024 :: Engole o Choro é o grande vencedor
– Prêmio ABC 2024 :: Confira os indicados ao troféu
Entre os destaques do cinema estão projetos elogiados, como Carvão, Marte Um e Pedágio. Cangaço Novo e Manhãs de Setembro, apostas também avaliadas positivamente pela crítica, concorrem no âmbito televisivo. O vencedores serão conhecidos no fim da tarde do dia 04 de junho, encerrando a programação da abertura da @rio2c.
Vale lembrar que o Prêmio ABRA de Roteiro surgiu em 2016, com a finalidade de valorizar os autores-roteiristas e ressaltar a importância do roteiro na cadeia de produção da indústria audiovisual nacional. Os premiados são escolhidos pelos próprios membros da associação, em dois turnos de votação. Sem mais demora, fique com os finalistas.
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL DE LONGA-METRAGEM
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO DE LONGA-METRAGEM
MELHOR ROTEIRO DE DOCUMENTÁRIO EM LONGA-METRAGEM
MELHOR ROTEIRO DE COMÉDIA EM LONGA-METRAGEM – PRÊMIO PAULO GUSTAVO
MELHOR ROTEIRO DE OBRA INFANTIL/INFANTO-JUVENIL
MELHOR ROTEIRO EM SÉRIE DE DRAMA
MELHOR ROTEIRO EM SÉRIE DE COMÉDIA
MELHOR ROTEIRO DE REALITY
MELHOR ROTEIRO DE VARIEDADES
MELHOR ROTEIRO EM SÉRIE DOCUMENTAL
MELHOR ROTEIRO DE NOVELA
MELHOR ROTEIRO DE CURTA-METRAGEM
PRÊMIO ABRAÇO
ROTEIRISTA DO ANO