Chegou a hora de descobrir os destaques do último ano segundo a Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS). A instituição premia longas-metragens – estrangeiros, nacionais e regionais – lançados comercialmente entre 1 de janeiro e 31 de dezembro, além de curtas-metragens gaúchos exibidos em festivais e mostras. Em 2023, os troféus regionais ficaram com Casa Vazia e Centenário de Minha Bisa, como Melhor Longa e Curta Gaúchos, respectivamente. Dirigido por Giovani Borba, Casa Vazia foi elogiado por apresentar uma visão contemporânea do peão dos pampas em tempos de aceleração da tecnologia no agronegócio. A empreitada garantiu Melhor Fotografia no Festival do Rio 2021 e cinco Kikitos na mostra gaúcha do Festival de Gramado 2022, incluindo Melhor Ator para o protagonista Hugo Nogueira. Já Centenário de Minha Bisa também saiu condecorado da Serra Gaúcha. Ao expor suas raízes e homenagear sua família com o curta, a diretora Cristyelen Ambrozio ficou com o prêmio de Melhor Filme pelo Júri da Crítica no Festival de Gramado 2023.
Em âmbito nacional e internacional, os premiados foram, em sequência, Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho, e Assassinos da Lua das Flores, de Martin Scorsese. Aliás, ambos títulos foram pauta de episódios especiais do Podcast Papo de Cinema. Ouça, gratuitamente, ao final da matéria. Por fim, o prêmio Luís César Cozzatti, que homenageia o destaque gaúcho do ano, ficou com Glênio Póvoas, pesquisador, professor e cineasta.
LEIA MAIS
– Critics Choice Awards 2024 :: Oppenheimer e O Urso dominam a premiação
– Globo de Ouro 2024 :: Oppenheimer e Succession são os grandes vencedores
– Sociedade Nacional dos Críticos de Cinema dos EUA :: Vidas Passadas é eleito o melhor filme de 2023
Criada em 2008, a ACCIRS é uma instituição composta por mais de 50 profissionais da crítica e do jornalismo cultural. Sem mais demora, fique com a lista.
PODCAST PAPO DE CINEMA
– Podcast #114 :: Retratos Fantasmas
– Podcast #119 :: Assassinos da Lua das Flores