Chegou a hora de descobrir os destaques do último ano segundo a Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ). A instituição elegeu os dez melhores longas-metragens lançados comercialmente entre 1 de janeiro e 31 de dezembro no Brasil. A associação tem como praxe apontar apenas o “melhor do ano”, seguido por uma lista dos dez mais votados, sem ordem de preferência. E o grande vencedor foi o mais novo – e elogiado – filme de Martin Scorsese, Assassinos da Lua das Flores, que fez sua première mundial no Festival de Cannes 2023. Favorito a diversas indicações ao Oscar 2024, o longa investiga, em tom dramático, assassinatos misteriosos na década de 1920 que assolaram os membros da tribo Osage, nos EUA. Estrelado por Lily Gladstone, Leonardo DiCaprio e Robert De Niro, o projeto é inspirado no livro homônimo de David Grann, lançado em 2018, e baseado em uma história real. Aliás, a trama foi tema de um episódio especial do Podcast Papo de Cinema. Ouça, gratuitamente, ao final desta matéria.
Além dos títulos, a ACCRJ homenageou quatro personalidades que nos deixaram em 2023. São elas: a atriz Léa Garcia, o ator, diretor e dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, o compositor Burt Bacharach e o crítico de cinema Michel Ciment. Como melhor Iniciativa Cinematográfica de 2023, o documentário Nelson Pereira dos Santos: Vida de Cinema ficou com o troféu.
LEIA MAIS
– Prêmio ACCIRS :: Críticos gaúchos escolhem os melhores de 2023
– Globo de Ouro 2024 :: Oppenheimer e Succession são os grandes vencedores
– BAFTA 2024 :: Oppenheimer lidera indicações ao Oscar britânico
Vale lembrar que, em 2024, a ACCRJ completa 40 anos. Com mais de 45 membros, a entidade é filiada à FIPRESCI: Fedération Internationale de la Presse Cinématographique. Sem mais demora, fique com o Top 10 de 2023, em ordem alfabética.