Chegou a hora de descobrir os destaques do último ano segundo a Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine). A instituição premia longas-metragens – estrangeiros, nacionais e regionais – lançados comercialmente entre 1 de janeiro e 31 de dezembro, além de curtas-metragens exibidos em festivais e mostras. As pratas da casa ficaram por conta de Pequenos Guerreiros, de Bárbara Cariry, e Elusão, de Taís Augusto, que garantiram os troféus de Melhor Longa e Curta Cearenses, respectivamente.
LEIA MAIS
Oscar 2023 :: Apostas para Melhor Filme Internacional
Grammy 2023 :: Com vitória, Viola Davis entra para seleto grupo dos EGOT
Mostra de Tiradentes 2023 :: As Linhas da Minha Mão vence a Mostra Aurora
A obra de Bárbara, exibida no Festival de Mineápolis 2021, segue o casal formado por Dona Maria e Cosme, que decide viajar até a cidade de Barbalha para pagar uma promessa. Eles são acompanhados por filho e sobrinhos. Enquanto exploram a natureza local e os costumes do sertão, as três crianças vivem uma aventura que as unirá para sempre. Já o projeto de Taís, que esteve presente na mostra competitiva do Cine Ceará 2022, acompanha Lud, que vive um intenso amor com seu namorado Afonso.
O longa nacional não surpreendeu e acabou sendo Marte Um, de Gabriel Martins, um dos títulos mais comentados no último ano. Foi nosso representante numa possível ida ao Oscar 2023, ganhou dois kikitos no Festival de Gramado (Melhor Roteiro e Trilha Sonora), participou dos festivais de Sundance (EUA) e San Sebastián (Espanha) e ganhou o prêmio do júri popular no Festival de São Francisco (EUA). Além disso tudo, foi tema também de um gostoso bate-papo aqui no nosso podcast.
Além dos títulos reconhecidos como os melhores da última temporada, Firmino Holanda, professor, realizador e crítico, foi agraciado pela associação com o Prêmio Especial de Contribuição Artística. Sem mais demora, fique com a lista completa.