Foram anunciados os apresentadores do Prêmio Grande Otelo 2024 (festividade antes nominada de Grande Prêmio do Cinema Brasileiro). A atriz/diretora Dira Paes e o cantor Toni Garrido serão os anfitriões desta que é uma das maiores celebrações do nosso cinema, cuja cerimônia está confirmada para 28 de agosto na Cidade das Artes Bibi Ferreira (Av. das Américas, 5300), no Rio de Janeiro. Na ocasião, Dira dará o pontapé à comemoração dos seus 40 anos de carreira (completados em 2025.) Já Toni teve papeis de destaque no cinema, sendo o principal deles o do protagonista de Orfeu (1999), de Cacá Diegues. O ápice da noite de festejos será a entrega das estatuetas aos vencedores das 30 categorias em disputa. Os campeões de indicações são Mussum: O Filmis (2023) e O Sequestro do Voo 375 (2023), com 12 cada. Vale lembrar que a cerimônia terá transmissão ao vivo para todo o país pelo Canal Brasil e pelo Youtube da Academia Brasileira de Cinema.
LEIA MAIS
– Prêmio Grande Otelo 2024 :: Filmes concorrentes ao voto popular são exibidos em 13 cidades
– Prêmio Grande Otelo 2024 :: Mussum: O Filmis e O Sequestro do Voo 375 são os campeões de indicações
– Mais Pesado é o Céu :: Premiado drama cearense chega aos cinemas. Confira onde assistir
HOMENAGEM AO CINEMA NOVO
A 23ª edição do Prêmio Grande Otelo terá uma homenagem ao Cinema Novo, movimento de vanguarda que modificou o panorama dos nossos filmes a partir da segunda metade dos anos 1950. Depois da predominância comercial dos filmes cômicos/musicais (as chanchadas) alguns cineastas acharam que era o momento de renovar o nosso cinema de acordo com os preceitos das vanguardas europeias – especialmente o Neorrealismo Italiano e a Nouvelle Vague Francesa. Evidenciando a luta de classes e a exploração do homem pelo homem, figuras como Glauber Rocha, Leon Hirszman, Joaquim Pedro de Andrade, Paulo César Saraceni e Cacá Diegues lideraram um dos instantes mais férteis do nosso cinema. De acordo com produtora Renata Almeida Magalhães, presidente da Academia Brasileira de Cinema, a ideia de celebrar o Cinema Novo vem da necessidade de compreender a importância de sermos protagonistas das histórias que somente nós podemos contar.
SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook | YouTube | X | Letterboxd
Últimos artigos deMarcelo Müller (Ver Tudo)
- A Verdadeira Dor - 10 de janeiro de 2025
- Gente do Xingu :: Série do Coletivo Kuikuro inicia filmagens com equipe 70% indígena - 10 de janeiro de 2025
- Aqui :: Protagonistas de Forrest Gump se reúnem após 30 anos. Novo filme tem maquiagem digital feita com inteligência artificial - 10 de janeiro de 2025
Deixe um comentário