Categorias: NotíciasPremiações

Prêmio Grande Otelo 2024 :: Pedágio e O Sequestro do Voo 375 são os grandes vencedores

Publicado por
Marcelo Müller

Foram entregues nesta quarta-feira, 28, as estatuetas do Prêmio Grande Otelo 2024. A cerimônia que aconteceu na Cidade das Artes Bibi Ferreira, no Rio de Janeiro, consagrou Pedágio (2023) como Melhor Longa-metragem de Ficção e ainda rendeu a Carolina Markowicz os prêmios de Melhor Direção e Roteiro Original, ou seja, três vitórias significativas nas categorias principais. No entanto, numericamente falando, o principal destaque dessa noite de festa foi O Sequestro do Voo 375 (2023), que levou para casa nada menos do que seis estatuetas, assim se consagrando como a produção que mais ganhou o Grande Otelo.

Nesta que foi a 23ª edição da premiação, anteriormente chamada Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, houve uma homenagem ao Cinema Novo, movimento de vanguarda que redefiniu o nosso cinema entre as décadas de 1950 e 1960. Com cerca de uma hora de cerimônia foi apresentado um clipe com imagens dos principais nomes do movimento, como Glauber RochaNelson Pereira dos SantosCacá Diegues. Sem mais delongas, confira abaixo a lista completa com os vencedores do Prêmio Grande Otelo 2024.

LEIA MAIS
Prêmio Grande Otelo 2024 :: Mussum: O Filmis e O Sequestro do Voo 375 são os campeões de indicações
Prêmio Grande Otelo 2024 :: Filmes concorrentes ao voto popular são exibidos em 13 cidades
Prêmio Grande Otelo 2024 :: Definidos os apresentadores da cerimônia

LISTA COMPLETA DOS VENCEDORES

MELHOR LONGA-METRAGEM FICÇÃO
Pedágio
MELHOR LONGA-METRAGEM COMÉDIA
Pérola
MELHOR LONGA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO
Elis & Tom: Só Tinha de Ser com Você
MELHOR LONGA-METRAGEM ANIMAÇÃO
Perlimps
MELHOR LONGA-METRAGEM INFANTIL
Turma da Mônica Jovem: Reflexo Do Medo
MELHOR DIREÇÃO
Carolina Markowicz, por Pedágio
MELHOR PRIMEIRA DIREÇÃO DE LONGA-METRAGEM
Silvio Guindane, por Mussum: O Filmis

Equipe de “Mussum: o Filmis”. Foto/Artur Meninea/gshow

MELHOR ATRIZ DE LONGA-METRAGEM
Vera Holtz, por Tia Virgínia
MELHOR ATOR DE LONGA-METRAGEM
Ailton Graça, por Mussum: O Filmis
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE DE LONGA-METRAGEM
Arlete Salles, por Tia Virgínia
MELHOR ATOR COADJUVANTE DE LONGA-METRAGEM
Jorge Paz, por O Sequestro do Voo 375
MELHOR DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA
Adrian Teijido, por O Rio do Desejo
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
Carolina Markowicz, por Pedágio
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
Lusa Silvestre, Mikael de Albuquerque, por O Sequestro do Voo 375
MELHOR DIREÇÃO DE ARTE
Rafael Ronconi, por O Sequestro do Voo 375
MELHOR FIGURINO
Cassio Brasil, por Mussum: O Filmis
MELHOR MAQUIAGEM
Mari Pin, Martín Macías Trujillo, por Mussum: O Filmis
MELHOR EFEITO VISUAL
Marcelo Cunha, Joaquim Moreno, por O Sequestro do Voo 375
MELHOR MONTAGEM
Lucas Gonzaga, Gustavo Vasconcelos, por O Sequestro do Voo 375
MELHOR SOM
Sérgio Scliar, Miriam Biderman, Ricardo Reis, por O Sequestro do Voo 375

Lucas Penteado e Juan Paiva. Foto/Artur Meninea/gshow

MELHOR TRILHA SONORA
Dado Villa-Lobos, por Aumenta que é Rock’n’ Roll
MELHOR LONGA-METRAGEM IBERO-AMERICANO
A Sociedade da Neve (Espanha, Uruguai, Argentina e Chile)
MELHOR SÉRIE BRASILEIRA FICÇÃO, DE PRODUÇÃO INDEPENDENTE, PARA TV ABERTA, TV PAGA OU STREAMING
Cangaço Novo
MELHOR SÉRIE BRASILEIRA DE DOCUMENTÁRIO, DE PRODUÇÃO INDEPENDENTE, PARA TV ABERTA, TV PAGA OU STREAMING
O Caso Escola Base
MELHOR SÉRIE BRASILEIRA DE ANIMAÇÃO, DE PRODUÇÃO INDEPENDENTE, PARA TV ABERTA, TV PAGA OU STREAMING
Esquadrão do Mar Azul
MELHOR ATRIZ SÉRIE DE FICÇÃO PARA TV ABERTA, TV PAGA OU STREAMING
Alice Carvalho, por Cangaço Novo
MELHOR ATOR SÉRIE DE FICÇÃO PARA TV ABERTA, TV PAGA OU STREAMING
Julio Andrade, por Betinho: No Fio da Navalha
MELHOR CURTA-METRAGEM FICÇÃO
A Menina e o Mar
MELHOR CURTA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO
Thuë Pihi Kuuwi: Uma Mulher Pensando
MELHOR CURTA-METRAGEM ANIMAÇÃO
Mulher Vestida de Sol

SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook | YouTube | X | Letterboxd

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.