Categorias: NotíciasPremiações

Prêmios da Crítica BR :: Saiba quais as próximas premiações dos especialistas brasileiros

Publicado por
Marcelo Müller

Prêmios da Crítica são relevantes. E nem estamos puxando a brasa para a nossa sardinha. É que historicamente a palavra dos especialistas é muito importante, inclusive para dar certa visibilidade a obras e as debater com a profundidade merecida. Segundo o senso comum, crítica e público nunca estão de mãos dadas, o que é parcialmente verdade e parcialmente um mito. Mas isso é assunto para um artigo mais aprofundado. Fato é que foi dada a largada em 2025 à temporada de premiações de associações de críticos de cinema do Brasil.

A entidade que abriu os caminhos dos Prêmios da Crítica em 2025 foi a ACCRJ (Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro), uma das mais antigas e tradicionais do segmento. E ela elegeu Ainda Estou Aqui (2024), de Walter Salles, como o Melhor Filme lançado comercialmente no Brasil em 2024 – o resultado completo você confere na primeira notícia relacionada logo abaixo. Mas quais serão as próximas entidades a divulgar os seus melhores de 2024? Chega mais que a gente te conta.

Prêmios da Crítica são importantes?

LEIA MAIS
Prêmio ACCRJ 2025 :: Ainda Estou Aqui é o grande vencedor. Veja a lista completa
Fernanda Torres :: Personalidades se manifestam após vitória da atriz no Globo de Ouro 2025
Globo de Ouro 2025 :: 25 anos após Central do Brasil, Fernanda Torres dedica prêmio à mãe

PRÊMIOS DA CRÍTICA BR: OS PRÓXIMOS

Os Prêmios da Crítica devem seguir de vento em popa no primeiro trimestre de 2025. A ABRACCINE (Associação Brasileira dos Críticos de Cinema) vai divulgar a suas lista de melhores em 05 de fevereiro, numa live a ser transmitida no canal oficial de YouTube da instituição. Por se tratar de uma entidade de cunho nacional, que em tese deveria trabalhar ainda mais em consonância com as equivalentes regionais, ela pode ser considerada a mais influente de todas cujos resultados ainda estão por vir.

Pensando nas organizações regionais, a ACCIRS (Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul) vai divulgar a sua lista de melhores em 14 de janeiro. Já a ACECCINE (Associação Cearense de Críticos de Cinema) pretende anunciar o resultado da eleição promovida por seus associados em 25 de janeiro. Enquanto isso, até o fechamento desta matéria a ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará) não forneceu uma previsão para a divulgação do seu top com os destaques do ano.

CONFIRA TAMBÉM
– Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)

Por fim, é importante destacar a atuação da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). Não se trata especificamente de uma entidade de crítica de cinema, mas que tem um pequeno colegiado encarregado de escolher os melhores nessa área. Os indicados foram anunciados em dezembro e os vencedores serão conhecidos no dia 13 de janeiro.

Prêmios da Crítica: Abraccine

PRÊMIOS DA CRÍTICA: BRASIL vs EUA

Agora, sobre os Prêmios da Crítica, é preciso estabelecer um paralelo e também traçar as diferenças entre Brasil e EUA. Recentemente fizemos uma matéria sobre a influência da crítica no Oscar – para acessar basta clicar aqui. Mas e por aqui, destaques da crítica influenciam, por exemplo, o resultado do Prêmio Grande Otelo do Cinema Brasileiro (oferecido pela Academia Brasileira de Cinema)? A resposta é: pouco provável. Primeiramente por conta de uma timidez na constituição de entidades regionais da crítica de cinema no Brasil. São pouquíssimos estados que contam com uma associação regional de críticos, ao contrário dos EUA cuja federação possui inúmeros desses colegiados.

O Prêmio Grande Otelo do Cinema Brasileiro é votado pelos membros da indústria, assim como acontece com o Oscar. Por sua vez, a distinção mais ampla que representa a postura dos especialistas brasileiros é o Prêmio Guarani do Cinema Brasileiro, cujo colegiado é tradicionalmente formado por críticos e jornalistas da área cultural. É difícil imaginar que as listas das associações críticas tenham efeito imediato sobre os resultados de outras premiações, senão como acréscimo de visibilidade. Além disso, como possuímos uma concepção industrial diferente da norte-americana no campo cinematográfico, na qual premiações não são historicamente influentes em termos de retenção e ampliação de público, infelizmente ainda valorizamos mais os reconhecimentos externos do que necessariamente os internos.

Prêmios da Crítica: “Ainda Estou Aqui” vem fazendo bonito

De toda forma, fiquem ligados nos Prêmios da Crítica brazuca, pois, entre outras coisas, elas nos fornecem indícios para sabermos o que pensam os especialistas da área. E também porque algumas dessas premiações fazem questão de destacar produções e iniciativas de suas respectivas regiões, o que contribui significativamente para a carreira/continuidade de obras feitas sem tantos incentivos econômicos.

Gostou do conteúdo sobre os Prêmios da Crítica? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.