20221018 carvao papo de cinema 800

Conforme anunciado pela jornalista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo, Carvão (2022) foi a produção escolhida para representar o Brasil no Goya 2024, a 38ª edição dessa premiação considerada o Oscar do cinema espanhol e uma bela vitrine de valorização do audiovisual ibero-americano. O filme da cineasta Carolina Markowicz foi indicado pela Academia de Brasileira de Artes e Ciências Cinematográficas para tentar o prêmio de Melhor Filme Ibero-americano na festa do Goya que acontecerá em 10 de fevereiro de 2024 – mas antes ele tem de ser escolhido como um dos cinco concorrentes à cobiçada estatueta. Vale lembrar que Markowicz receberá no próximo mês o  Tribute Awards na 48ª edição do Festival de Toronto, na categoria Talento Emergente, sendo a primeira brasileira a ganhar tal honraria. Ela estará em Toronto para apresentar Pedágio (2023), seu mais novo longa-metragem.

LEIA MAIS
Prêmios Goya 2023 :: As Bestas é o grande vencedor. Confira a lista dos premiados
Prisão 77 :: Assista a uma cena inédita do filme premiado que chegou ao Looke (Exclusivo)
Festival de Locarno 2023 :: Curta brasileiro ganha Leopardo de Prata. Confira a lista dos premiados

Carvão fez bonito Festival do Rio 2022 – premiado como Melhor Atriz Coadjuvante (Aline Marta Maia), Roteiro e Direção de Arte; e no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2023 – premiado como Melhor Direção de Estreante e indicado ainda a Melhor Atriz Coadjuvante (Camila Márdila), Fotografia e Roteiro Original. A trama mostra a rotina repetitiva e modorrenta de uma família que administra uma pequena carvoaria do interior muda depois de uma proposta inusitada. Ao abrigar um homem que precisa se esconder do mundo, Irene, Jairo e Jean se revelam. No elenco se destacam nomes como Maeve Jinkings, Rômulo Braga, César Bordón e Camila Márdila.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *