Confirmando seu favoritismo, A Sociedade da Neve faturou a principal categoria dos Prêmios Platino 2024, a de Melhor Filme Ibero-americano de Ficção. A empreitada – que fez sua première mundial no Festival de Veneza 2023 e foi indicada a Melhor Filme Internacional no Oscar 2024 – também garantiu as honrarias de Melhor Direção para J.A. Bayona, Ator para Enzo Vogrincic, Montagem, Fotografia e Som, em cerimônia realizada no Teatro Gran Tlachco, na Playa del Carmen, no México, no último sábado, 20. Inspirado no livro homônimo de Pablo Vierci, publicado em 2008, a obra é baseada no real acidente aéreo da Força Aérea Uruguaia 571, no qual uma equipe de rugby com seus amigos, familiares e associados, que caiu no Monte Seler, Chile, na Cordilheira dos Andes, em 1972. Para sobreviver, as vítimas tiveram de recorrer ao canibalismo.
![Prêmios Platino 2024 :: A Sociedade da Neve se consagra como melhor filme do cinema ibero-americano 2 20231006 a sociedade da neve papo de cinema banner](http://www.papodecinema.com.br/wp-content/uploads/2023/10/20231006-a-sociedade-da-neve-papo-de-cinema-banner-750x313.jpeg)
Outro destaque ficou por conta de 20.000 Espécies de Abelhas, drama de Estibaliz Urresola Solaguren. O longa levou os troféus de Melhor Roteiro, Atriz Coadjuvante para Ane Gabarain, Filme de Estreia e o Platino Especial de Educação de Valores.
EXCLUÍDOS?
Esse ano, vale lembrar, o cinema nacional foi representado por diversos projetos elogiados/premiados na condecoração, como Cangaço Novo, Pedágio, Nosso Sonho e Noites Alienígenas, além de profissionais estimados como Carolina Markowicz, Maeve Jinkings, Chico Diaz e Marcélia Cartaxo. Mesmo assim, ainda que tenha figurado em pré-listas, o Brasil parece ter relevância menor na Sétima Arte ibero-americana, pelo menos na visão da Entidad de Gestión de Derechos Audiovisuales (EGEDA) e da Federação Ibero-Americana de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais (FIPCA), grupos que concedem o Platino e que não indicaram o Brasil a nenhuma das categorias de 2024, transformando a premiação em uma festa falada apenas em espanhol.
LEIA MAIS
– Prêmios Platino 2024 :: Confira os indicados ao troféu do cinema ibero-americano
– Prêmio ABC 2024 :: Confira os indicados ao troféu da Associação Brasileira de Cinematografia
– É Tudo Verdade 2024 :: Confira a lista de vencedores da 29ª edição do festival de documentários
Em 2024, o Platino homenageou Cecilia Roth com o Troféu de Honra por sua contribuição ao cinema. Sem mais demora, fique com os vencedores.
CINEMA
MELHOR FILME IBERO-AMERICANO DE FICÇÃO: A Sociedade da Neve
MELHOR DIREÇÃO: J.A. Bayona, por A Sociedade da Neve
MELHOR ATOR: Enzo Vogrincic, por A Sociedade da Neve
MELHOR ATRIZ: Laia Costa, por Um Amor
MELHOR ATOR COADJUVANTE: Jose Coronado, por Fechar os Olhos
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE: Ane Gabarain, por 20.000 Espécies de Abelhas
MELHOR ROTEIRO: Estibaliz Urresola, por 20.000 Espécies de Abelhas
MELHOR FILME DE COMÉDIA: Bajo Terapia
MELHOR ANIMAÇÃO: Meu Amigo Robô
MELHOR DOCUMENTÁRIO: A Memória Infinita
MELHOR FILME DE ESTREIA: 20.000 Espécies de Abelhas
PRÊMIO PLATINO DE EDUCAÇÃO DE VALORES: 20.000 Espécies de Abelhas
MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL: Meu Amigo Robô
MELHOR MONTAGEM: A Sociedade da Neve
MELHOR DIREÇÃO DE ARTE: O Conde
MELHOR FOTOGRAFIA: A Sociedade da Neve
MELHOR EDIÇÃO DE SOM: A Sociedade da Neve
TELEVISÃO
MELHOR SÉRIE/MINISSÉRIE: Barra Brava
MELHOR CRIADOR DE SÉRIE/MINISSÉRIE: Daniel Burman, por Iosi, o Espião Arrependido
MELHOR ATOR EM SÉRIE/MINISSÉRIE: Alfredo Castro, por Los Mil Días de Allende
MELHOR ATRIZ EM SÉRIE/MINISSÉRIE: Lola Dueñas, por La Mesías
MELHOR ATOR COADJUVANTE EM SÉRIE/MINISSÉRIE: Andy Chango, por Amor e Música: Fito Páez
MELHOR ATOR COADJUVANTE EM SÉRIE/MINISSÉRIE: Carmen Machi, por La Mesías
Últimos artigos deVictor Hugo Furtado (Ver Tudo)
- Homens de Barro :: Filme rodado no Rio Grande do Sul ganha cartaz e trailer oficiais. Confira! - 12 de fevereiro de 2025
- Sessão da Tarde :: Quatro Vidas de um Cachorro, filme de hoje (12/02), enfrentou polêmicas antes de seu lançamento - 12 de fevereiro de 2025
- Homens de Barro :: Coprodução Brasil-Argentina terá pré-estreias no Rio de Janeiro e em São Paulo - 11 de fevereiro de 2025
"o Brasil parece ter relevância menor na Sétima Arte ibero-americana, pelo menos na visão da Entidad de Gestión de Derechos Audiovisuales (EGEDA) e da Federação Ibero-Americana de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais (FIPCA), grupos que concedem o Platino e que não indicaram o Brasil a nenhuma das categorias de 2024". Estão certíssimos. A producao do Brasil deveria pesar sobre o porque nao foram selecionadas nessa premiacao . os filmes aqui produzidos sao de uma pobreza tecnica e artistica muito grande se comparado as producoes brasileiras que tentaram o premio. um exemplo é Ter Retratos Fantasmas como representante de um pais no Oscar deveria ser motivo de vergonha. Nao para o filme em si, mas de expor que aqui nao se faz nda melhor que um documentario estilo TCC .