A atriz iraniana Taraneh Alidoosti, uma das estrelas do oscarizado O Apartamento (2016), foi presa pelas autoridades iranianas depois de utilizar a sua conta no Instagram para apoiar uma onda de protestos no Irã. Ele foi detida no último sábado, 17, após ser considerada subversiva pelas autoridades iranianas por conta de uma foto publicada no dia 09 deste mês em que está segurando uma placa na qual está escrito “Mulher, vida, liberdade”, um dos slogans dos manifestantes que têm saído às ruas do país para demonstrar sua indignação desencadeada pela morte, em 16 de setembro, de Mahsa Amini, mulher de 22 anos presa por usar “trajes inapropriados” e assim desafiar o estrito código de vestimenta vigente no país.
LEIA MAIS
Hypno-Hustler :: Donald Glover estrelará e produzirá derivado de Homem-Aranha
Cineasta Jafar Panahi é novamente preso no Irã
Ezra Miller é preso no Havaí pela 2ª vez em menos de um mês
“Alidoosti não forneceu documentos que respaldem algumas de suas reivindicações. Ela foi presa horas atrás por ordem da autoridade judicial (…) ela e outros artistas têm feito comentários infundados sobre eventos recentes e publicação de material provocativo em apoio a distúrbios de rua anteriores”, de acordo com a agência oficial de notícias Irna, citando um documento judicial.
Além disso, também por meio de sua agora apagada conta no Instagram, Taraneh Alidoosti também condenou a recente morte de Mohsen Shekarim durante os protestos: “Seu nome era Mohsen Shekari. Toda organização internacional que assiste a esse derramamento de sangue e não age é uma vergonha para a humanidade”, escreveu Alidoosti. Claro que a prisão da atriz desencadeou uma série de apelos às autoridades iranianas pela soltura dela, vindos da comunidade internacional. O Centro pelos Direitos Humanos do Irã (CHRI), sediado em Nova Iorque, fez uma nota de repúdio ao governo do Irã. Já a atriz Golshifteh Farahani (atualmente exilada) publicou uma foto sua com Alidoosti no Instagram, chamando-a de “a corajosa atriz do Irã” e exigindo a sua libertação. A imagem foi compartilhada pelo ex-astro do futebol francês, Eric Cantona, com a hashtag “#liberdade”.
Últimos artigos deMarcelo Müller (Ver Tudo)
- Mostra de Gostoso 2024 :: Filme sobre Maurício Kubrusly abre a 11ª edição do evento potiguar - 21 de novembro de 2024
- Piracicaba :: Filme de 1922 é restaurado e ganha sessão especial no interior de SP - 21 de novembro de 2024
- Agenda Brasil 2024 :: Até que a Música Pare e A Queda do Céu vencem a 11ª edição do festival italiano - 21 de novembro de 2024
Deixe um comentário