Notícia boa para os interessados em conhecer mais sobre o audiovisual desenvolvido no Rio Grande do Sul. Isso porque diversos longas gaúchos serão exibidos gratuitamente na Sala Eduardo Hirtz, da Cinemateca Paulo Amorim (R. dos Andradas, 736 – Centro Histórico), em Porto Alegre, entre 21 de setembro e 13 de outubro. A iniciativa, intitulada “Primavera Gaúcha”, conta com filmes como Anahy de las Misiones (1997), O Homem que Copiava (2003) e Tinta Bruta (2018). Trata-se de uma idealização da Secretaria da Cultura do RS (SEDAC), por meio do Instituto Estadual de Cinema (IECINE). Ao todo, serão 20 produções, com curadoria assinada pela Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS), projetadas sempre às 19 horas.
LEIA MAIS
– Festival do Rio 2023 :: Anunciados os filmes da Première Brasil
– Curta Caicó 2023 :: Anunciados os filmes selecionados à 6ª edição do evento
– Lanterna Mágica 2023 :: Inscrições abertas à 6ª edição do festival de animação
A Primavera Gaúcha foi viabilizada com recursos de uma emenda parlamentar do deputado gaúcho Ubiratan Sanderson. Segundo os responsáveis, a intenção da atividade é “dar visibilidade e oferecer conhecimento sobre elementos da cultura do sul do Brasil, bem como apresentar a multiplicidade da produção cinematográfica do estado”. Também houve “preocupação em destacar a trajetória de diferentes diretores e sua produção geracional”.
Fora a programação presencial, o projeto também prevê um conjunto especial de atividades que visa atingir outros públicos para além da capital gaúcha, como mostra itinerante, plataforma de streaming, publicação de livro e criação de site. A seguir, fique com a lista de obras que serão exibidas.