Categorias: CelebridadesNotícias

Prisão do cineasta sudanês Hajooj Kuka é repudiada pela comunidade internacional

Publicado por
Bruno Carmelo

Poucas notícias sobre o cinema e a política dos países africanos recebem destaque nas publicações internacionais, mas um caso em particular tem despertado a atenção da comunidade cinematográfica mundial: a prisão do ativista e cineasta Hajooj Kuka, em Cartum, capital do Sudão, em 17 de setembro.

Junto de quatro outros artistas, ele ensaiava um espetáculo de teatro numa casa conhecida por sediar manifestações de ativistas. Acusados de “poluição sonora”, eles foram condenados a dois meses de prisão, além de uma pena de 90 dólares. Os festivais de Berlim, Roterdã e Toronto já se pronunciaram publicamente pela soltura imediata do grupo.

LEIA MAIS
Mostra Cine África anuncia edição online a partir de setembro
Globo de Ouro 2021 vai permitir indicações a filmes censurados em seus países
70 Olhares Sobre Direitos Humanos :: Filme coletivo será distribuído gratuitamente

 

Hajooj Kuka

 

Kuka tem incomodado as autoridades sudanesas pela popularidade crescente de seu trabalho. Após a boa recepção de Beasts of the Antonov (2014), selecionado no Festival de Toronto, ele retornou ao evento canadense com aKasha (2018), antes de ser convidado a integrar a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que entrega anualmente o Oscar. O cineasta criou o Clube do Refugiados no Sudão, e foi eleito em 2014 um dos “maiores pensadores mundiais” pela revista Foreign Policy.

Os brasileiros têm a oportunidade de descobrir o trabalho do cineasta por meio do Cine África, mostra online que apresenta gratuitamente grandes obras contemporâneas dos cinemas africanos. aKasha estará disponível entre os dias 24 de setembro e 30 de setembro na plataforma oficial do evento, que também se manifestou publicamente pela libertação do diretor.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)