Categorias: BastidoresNotícias

Processo milionário ameaça remake de Bonequinha de Luxo

Publicado por
Marcelo Müller

Desde que começou a circular a intenção da Paramount Pictures de produzir um remake de Bonequinha de Luxo (1961), muita polêmica correu por debaixo da ponte. Além dos fãs do original questionando a necessidade de “atualizar” a história, os herdeiros legais do escritor Truman Capote (autor do livro homônimo no qual o longa se baseia) se colocaram contra, segundo eles, por não terem sido devidamente consultados. De acordo com o site norte-americano The Hollywood Reporter, o estúdio está enfrentando uma ação judicial inicial que reivindica cerca de US$ 20 milhões em função dos direitos autorais. O caso começou a tramitar num tribunal de Los Angeles, visando determinar se os direitos sobre remakes ou reboots já tinham sido revertidos aos herdeiros de Capote. A Paramount encaminhou o caso para uma corte federal e um juiz recusou a devolvê-lo ao foro estadual.

LEIA MAIS
Netflix confirma início da produção do remake de Rebelde. Confira o teaser!
Diretor de Godzilla vs. Kong irá comandar o remake de A Outra Face
Invasão Zumbi :: Remake produzido por James Wan encontra seu diretor

Administrador de uma organização de caridade mantida com a herança de Truman Capote, Alan Schwartz está avançando com uma nova reivindicação judicial, sugerindo que o estúdio já fez circular o roteiro da refilmagem em busca de plataformas de streaming para compra-lo. Schwartz espera que o montante a ser recebido como compensação chegue ao montante de US$ 50 milhões, acrescido de lucros presumíveis como forma de indenização. Além disso, circulam informações que a entidade já recebeu vários lances para transformar Bonequinha de Luxo numa série de televisão. Portanto, a não ser que haja um acordo amigável, as alegações das duas as partes devem atrasar ou até mesmo inviabilizar ambas as produções. Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.