njinga papo de cinemaO Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, exibe pela primeira fez o longa-metragem Njinga, Rainha de Angola (2013), de Sérgio Graciano. O filme marca a estreia da ex-Miss Angola Lesliana Pereira nos cinemas. A exibição no CCBB será gratuita e acontece de 12 a 24 de março (exceto dia 18), às 13h. Além disso, o longa fará parte do projeto educativo do CCBB, que convida alunos para assistir e debater sobre o tema.

A história do filme começa em 1617, ano em que o pai de Njinga, o rei Kilwanji, morre. Após presenciar o assassinato do filho e a humilhação que o irmão sofreu dos colonizadores portugueses, Njinga resolve lutar pela libertação do povo mbundu. Depois de quatro décadas de conflito, com o lema “quem ficar, luta até vencer”, ela consegue selar a paz com os portugueses, que a reconhecem como a rainha de Matamba e Ndongo. Para retratar a história da guerreira o mais próximo possível da realidade, foi realizado um colóquio que reuniu historiadores do mundo todo com suas respectivas versões sobre a rainha.

No elenco estão também Erica Chissapa, Ana Santos, Sílvio Nascimento, Miguel Hurst e Orlando Sérgio. Sobre a exibição no Brasil, o produtor executivo do filme, Coréon Dú, disse: “Ficamos felizes em poder mostrar aos brasileiros um pouco da história angolana. A rainha Njinga foi um importante personagem do país, responsável pela libertação do povo mbundu. Ela é considerada pela UNESCO uma das 25 figuras femininas mais importantes da história de África”.

Fonte: Agência Febre.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *