Categorias: Notícias

Produção angolana sobre rainha Njinga será exibido pela primeira vez no Brasil

Publicado por

njinga papo de cinemaO Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, exibe pela primeira fez o longa-metragem Njinga, Rainha de Angola (2013), de Sérgio Graciano. O filme marca a estreia da ex-Miss Angola Lesliana Pereira nos cinemas. A exibição no CCBB será gratuita e acontece de 12 a 24 de março (exceto dia 18), às 13h. Além disso, o longa fará parte do projeto educativo do CCBB, que convida alunos para assistir e debater sobre o tema.

A história do filme começa em 1617, ano em que o pai de Njinga, o rei Kilwanji, morre. Após presenciar o assassinato do filho e a humilhação que o irmão sofreu dos colonizadores portugueses, Njinga resolve lutar pela libertação do povo mbundu. Depois de quatro décadas de conflito, com o lema “quem ficar, luta até vencer”, ela consegue selar a paz com os portugueses, que a reconhecem como a rainha de Matamba e Ndongo. Para retratar a história da guerreira o mais próximo possível da realidade, foi realizado um colóquio que reuniu historiadores do mundo todo com suas respectivas versões sobre a rainha.

No elenco estão também Erica Chissapa, Ana Santos, Sílvio Nascimento, Miguel Hurst e Orlando Sérgio. Sobre a exibição no Brasil, o produtor executivo do filme, Coréon Dú, disse: “Ficamos felizes em poder mostrar aos brasileiros um pouco da história angolana. A rainha Njinga foi um importante personagem do país, responsável pela libertação do povo mbundu. Ela é considerada pela UNESCO uma das 25 figuras femininas mais importantes da história de África”.

Fonte: Agência Febre.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.

Últimos artigos de (Ver Tudo)