Projeta Rocinha leva filmes à favela a partir de 22 de janeiro

Publicado por
Bruno Carmelo

Entre 22 e 24 de janeiro, a favela da Rocinha será o palco de uma atividade cultural de proporções gigantescas, literalmente. O Projeta Rocinha vai levar longas-metragens, curtas-metragens e clipes musicais aos moradores dos arredores, através de uma exibição de 90 metros de largura por 50 metros de altura sobre o Morro Dois Irmãos.

Os espectadores poderão assistir ao conteúdo de suas casas, janelas e lajes, preservando o isolamento social no momento em que a contaminação por Covid-19 volta a quebrar recordes no Brasil. O som dos filmes e clipes será disponibilizado aos moradores via streaming e através da rádio comunitária local. A iniciativa visa oferecer um respiro aos habitantes da comunidade no período de crise, em um local pouco contemplado com alternativas culturais durante a pandemia.

LEIA MAIS
Favela Gay: Periferias LGBTQI+ :: “Fico feliz de estrear essa série no atual governo”, garante Rodrigo Felha
Viva Nossa Voz :: Nova série discute redes sociais, negritude e ativismo LGBTQ
Um Dia Qualquer :: Série debate relação entre política, milícia e tráfico de drogas

 

 

Os longas-metragens exibidos serão Minha Mãe É uma Peça 3 (2019), de Susana Garcia, Fala Sério, Mãe! (2017), de Pedro Vasconcelos, e Gonzaga: De Pai pra Filho (2012), de Breno Silveira. Juntos, os filmes ultrapassaram 14 milhões de espectadores nos cinemas. Assim, os organizadores da Dona Rosa Filmes valorizam a arte brasileira e chegam a um público que nem sempre tem acesso aos caros preços dos ingressos de cinema.

Os longas-metragens serão exibidos em sessão conjunta com curtas-metragens, a exemplo de Janelas Daqui (2020) e Lá do Alto (2016), ambos de Luciano Vidigal, Como Ser Racista em 10 Passos (2018), de Isabela Ferreira, e A Fábula da Vó Ita (2017), de Joyce Prado e Thalita Oshiro. Clipes musicais de Liniker, Majur e Titãs completam a programação audiovisual. Você descobre a agenda completa, com horários de cada projeção, na página Facebook do Projeta Rocinha.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)