O Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro criou, em parceria com o Oi Futuro Ipanema, o Cineclube Curta Cinema. A partir desse mês, com programação prevista até novembro, quem gosta de cinema vai poder contar com um encontro mensal no qual estarão em exibição dois clássicos do curta-metragem nacional acompanhados de um filme inédito, sempre contando com a presença de seus realizadores para um debate aberto ao público. A primeira edição do projeto com o tema Rio de Palavra e Pandemônio será no dia 25 de junho, às 19h30, com entrada franca. As senhas serão distribuídas meia hora antes.
Cada edição do cineclube terá um tema. Nessa primeira, os três curtas exibidos abordam a cidade do Rio de Janeiro a partir do olhar de seus poetas e cinegrafistas. Haverá a pré-estreia do documentário Chacal Palavra Filme, no qual o realizador Piu Gomes presta uma homenagem biográfica ao poeta carioca Chacal. As outras duas obras são clássicos do registro cotidiano carioca: Copa Mixta (1979), de José Joffily, e Rio de Janeiro (1975), de Luiz Alphonsus. Partindo das múltiplas vozes registradas por Joffily e chegando a revelar alguns sentimentos herméticos do poeta Chacal, o programa se estabelece na tentativa de reconstrução do ambiente caótico da cidade do Rio através de seus esforços poéticos.
O Cineclube marca também o início das inscrições do Festival Curta Cinema de 2015, no ano em que comemora seus 25 anos. As inscrições devem ser feitas pela plataforma www.festhome.com. O festival é o primeiro no Brasil a qualificar seus prêmios de Melhor Filme Nacional e Internacional para a disputa do Oscar. Este ano, além da programação competitiva, o festival terá também as tradicionais mostras Panoramas Carioca e Latino Americano, e uma vasta programação especial e um foco México.
(Fonte: Agência Febre)
Últimos artigos de (Ver Tudo)
- Top 10 :: Dia das Mães - 12 de maio de 2024
- Top 10 :: Ano Novo - 30 de dezembro de 2022
- Tendências de Design de E-mail Para 2022 - 25 de março de 2022
Deixe um comentário