Acontece na próxima sexta-feira, 08, em Salvador, a segunda edição do projeto Cinema Expandido. O projeto tem como objetivo reunir diversas linguagens artísticas e tendências contemporâneas a partir do audiovisual. A nova edição tem foco na chamada Geração Super8, surgida na década de 1970, em meio à repressão política e à censura ideológica.
Inicialmente destinadas ao uso doméstico e familiar, mais leves e baratas que as de 16mm, as câmeras Super8 permitiram a toda uma geração de jovens criativos e sem recursos registrar seus múltiplos olhares e experimentar a linguagem cinematográfica de maneira pessoal e transgressora. Na Bahia, essa geração foi encabeçada pelos realizadores homenageados pelo projeto.
Os cineastas Edgard Navarro, Pola Ribeiro, José Araripe Jr., Fernando Belens, Robinson Roberto e José Umberto Dias vão se reencontrar no Cinema Expandido e exibir algumas de suas obras produzidas nesse formato. Hoje, os realizadores são ícones da cinematografia nacional, com sólida produção audiovisual nas mais diversas metragens e formatos.
A programação tem início com uma videioinstalação concebida por Marcondes Dourado, a partir de recortes de diversos filmes da Geração Super8 baiana. Em seguida, às 19h, ocorre um um bate-papo com o público em sessão especial na Sala Walter da Silveira com a projeção de filmes de seis principais cineastas baianos da Geração Super8: Maíra (1980), de José Umberto Dias e Robinson Roberto; Alice no País das 1000 Novilhas (1976), de Edgard Navarro; Brabeza (1978), de José Umberto Dias e Robinson Roberto; Pixando (1980), de Pola Ribeiro; Contos de Farda (1980), de José Araripe Jr.; Ora Bombas (1980), de Fernando Belens; e Na Bahia Ninguém Fica em Pé (1980), de Pola Ribeiro, José Araripe Jr. e Edgard Navarro.
Após a exibição dos filmes, às 21h, uma projeção em videomapping tomará conta da fachada do prédio da Biblioteca dos Barris, com trechos dos filmes da Geração Super8 remixados pelos VJs Caetano Britto e Jan Cathalá. Em complemento, a Sala Alexandre Robatto acolhe, no dia do evento, uma mostra especial com a exibição ininterrupta dos curtas Toracolaparotomia, de Robinson Roberto, O Rei do Cagaço, de Edgard Navarro, e Ora Bombas, de Fernando Belens.
Todas as atividades acontecem no Complexo Cultural dos Barris (Rua General Labatut, 27 – Barris), a partir das 18h. A entrada é franca.
Fonte: Dimas – Assessoria de Comunicação