The Invader (2011) levanta um tema comum na Europa: o estrangeiro. O protagonista é um jovem africano ilegal que tenta sobreviver a todo custo em Bruxelas. O filme lida com aspectos sérios da realidade de muitos imigrantes nas grandes capitais europeias, a começar pela exploração no trabalho e pela indiferença por parte dos europeus. O longa teve sua première no Festival de Veneza de 2011. Já Moving Stories acompanha um casal em uma jornada desconhecida a 30.000 pés de altura.
Nicolas Provost é natural da Bélgica e vive atualmente em Nova Iorque. Seu trabalho aborda a condição humana inserida em nossa memória fílmica e a relação entre artes visuais e experiência cinematográfica. O diretor carrega uma longa lista de prêmios e exibições em festivais como o Sundance Film Festival, o San Sebastian Film Festival e o Locarno Film Festival.
No sábado, 19 de outubro, às 17h, acontece a reprise do Especial Nicolas Provost. O projeto Sessão Plataforma acontece mensalmente e exibe filmes de produção recente, com caráter independente e sem distribuição comercial garantida no Brasil. A sessão de novembro exibe Leviathan (2012), de Lucien Castaing-Taylor e Véréna Paravel. Mais informações em www.salapfgastal.blogspot.com.br/
Fonte: Sala P. F. Gastal