Promessa de fomento à produção audiovisual marca fim da CineOP 2022

Publicado por
Victor Hugo Furtado

Após cinco intensos dias de programação, a CineOP 2022 chegou ao fim. Para marcar a conclusão das atividades, a cerimônia de encerramento, que aconteceu nesta segunda-feira, 27, contou com a assinatura simbólica da Ouro Preto Film Comission, projeto que viabilizará a histórica cidade como um polo de produção audiovisual. A solenidade ocorreu no Cine-Teatro, no Centro de Artes e Convenções da Região. Estiveram presentes para a assinatura os diretores da Universo Produção, Raquel Hallak, Quintino Vargas e Fernanda Hallak, o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, a Secretária de Cultura e Turismo de Ouro Preto, Margareth Monteiro e o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, Felipe Guerra.

Segundo descrito pelos realizadores, a Ouro Preto Film Comission vai permitir que o município receba recursos para produções de todos os tipos como filmes, programas de TV e propagandas. Segundo Raquel, que falou com exclusividade ao Papo de Cinema, Ouro Preto possui “uma grande diversidade de cenários e um imenso potencial para atrair a indústria multimídia“. “Este será um importante mecanismo para a promoção do turismo, cultura e o desenvolvimento econômico do lugar“, completa a diretora do festival.

LEIA MAIS
Cobertura :: 17º CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto (2022)

Vale lembrar que a Ouro Preto Film Commission atuará de forma conjunta e integrada à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, além de outros órgãos e entidades da administração municipal, para organização e execução de filmagens e gravações no município.

Vale lembrar que, ao todo, no CineOP, foram exibidos 151 filmes em pré-estreias e mostras temáticas (20 longas, 14 médias e 117 curtas-metragens), vindos de oito países (Brasil, Argentina, Bolívia, EUA, Israel, Peru, Rússia, Uruguai) e de 21 estados brasileiros (AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MT, PA, PB, PE, PR, RJ, RR, RS, SC, SP) distribuídos em oito mostras. São elas: Contemporânea, Homenagem, Preservação, Histórica, Educação, Mostrinha e Cine-Escola.

LEIA MAIS
Debate sobre minorias e festa junina encerram final de semana do CineOP 2022

O Papo de Cinema esteve presente na cidade de Ouro Preto. Para matérias, críticas e entrevistas exclusivas, confira nosso especial clicando aqui.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: victor@papodecinema.com.br