Na saída de cada sessão, serão entregues cédulas de votação para que o público eleja o filme vencedor do Prêmio Pirelli – o voto também pode ser realizado pelo site (http://cinemaitaliano.com.br/8semana/vote.php).
Na programação está Eu e Você, dirigido por Bernardo Bertolucci, que volta a filmar depois de dez anos, trazendo a história de um adolescente introvertido e neurótico que decide “tirar férias do mundo” em seu porão.
Outro drama em exibição é o premiado César Deve Morrer, vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim. Dirigido pelos irmãos Vittorio e Paolo Taviani, retrata a preparação de uma apresentação pública da peça Júlio César, de Shakespeare, em uma prisão de segurança máxima em Roma, e como a universalidade do texto ajuda os detentos a entenderem suas próprias questões.
No gênero comédia, o longa que marca a semana é o 10 Regras para se Apaixonar, de Cristiano Bortone, que retrata os conselhos de um pai mulherengo ao filho tímido e desajeitado sobre 10 regras infalíveis para se apaixonar.
Há ainda o documentário A Copa esquecida – A verdadeira e incrível história da Copa da Patagônia de 1942, de Lorenzo Garzell e Filippo Macelloni, que revela a história desse mundial nunca reconhecido pelos órgãos oficiais do esporte e que só foi possível ser reconstruído graças à descoberta de um “esqueleto com uma câmera”, no meio de fósseis de dinossauros da Patagônia Argentina.
A semana conta ainda com a exibição de outros nove filmes inéditos no Brasil: Como é Belo Fazer Amor, de Fausto Brizzi; Os Primeiros da Lista, de Roan Johnson; O Comandante e a Cegonha, de Silvio Soldini; O Vermelho e o Azul, de Giuseppe Piccioni; Mozzarella Stories, de Edoardo De Angelis; Em Pé no Paraíso, de Carlo Verdone; Viva a Itália, de Massimiliano Bruno; A Kryptonita na Bolsa, de Ivan Cotroneo; e Romance de um Massacre, de Marco Tullio Giordana.
Fonte: Festival Pirelli de Cinema Italiano