20191104 800 3

Consciência ambiental em pauta! Há quatros anos, no dia 5 de novembro de 2015, ocorria a maior tragédia socioambiental da história do Brasil, até aquela data: o rompimento da barragem da Samarco sobre vários povoados de Minas Gerais. Na ocasião, um rio de lama varreu vilarejos como Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, no entorno de Mariana, e espalhou-se por mais de 600 km, destruindo o ecossistema do Rio Doce e deixando centenas de desabrigados, 19 mortos e uma pessoa desaparecida. Para relembrar os quatro anos da tragédia, o Canal Brasil exibirá, dia 05, às 21h50, o inédito Quando a Terra Treme (2019), curta dirigido por Walter Salles.

LEIA MAIS:
Netflix :: Confira as estreias de novembro
Ilha de Ferro :: Divulgadas a data de estreia e as imagens da segunda temporada
Ladrão :: Jovens cariocas rodam minissérie sobre corrupção sem patrocínio

Rodado no local do desastre em 2017, Quando a Terra Treme (2017) faz parte de Where Has the Time Gone? (2017), filme coletivo produzido pelo cineasta chinês Jia Zhangke e que foi exibido na 41ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e no Festival de Pequim 2018. Segundo Walter, quando Zhangke o convidou para integrar a obra, logo lembrou do “rompimento da barragem de Mariana, que não era somente o maior crime ambiental da história do país, mas também um retrato da gritante impunidade brasileira. Vidas foram ceifadas, vilarejos destruídos, e milhares de pessoas perdiam ali a relação de pertencimento com o local”.

20191104 999 1 1

A trama acompanha a atriz Maeve Jinkings, que aparece no papel principal como Luciana, uma professora que, após perder tudo no rompimento da barragem e ter seu marido na lista de desaparecidos, tenta superar o trauma ao lado do filho, que ainda guarda esperanças em ter o pai de volta. Dia após dia, os dois tentam se adaptar às condições adversas de uma vida pós-desastre, nutrindo expectativas e desejos diferentes, e que os mantêm vivos. Sozinhos e habitantes de uma terra arrasada, precisam reaprender a viver do zero, e usar a dor para se curarem. Rômulo Braga e Sandra Corveloni também estão no elenco.

(Fonte: Primeiro Plano)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *