O Papo de Cinema divulga em primeira mão o trailer de Quando Falta o Ar (2021), documentário selecionado para o festival É Tudo Verdade. Dirigido pelas irmãs Ana e Helena Petta e produzido pela Paranoid, o filme aborda o trabalho das mulheres na linha de frente do SUS durante o combate à pandemia da Covid-19. Filmado em São Paulo (Hospital das Clínicas), Recife (UBS do Morro da Conceição), Pará (Hospital Municipal de Castanhal e equipe de saúde de Igarapé Miri), Salvador (Complexo Penitenciário Lemos de Brito) e Manaus (SOS Funeral), o longa-metragem trata de desigualdade social e o preconceito racial, questões que ficam infelizmente ainda mais evidentes diante de uma crise sanitária de proporções globais como a do novo coronavírus. A dupla de cineastas sentiu a necessidade de registrar a luta de mulheres nesse cenário caótico: “Quando o ritual da morte não era mais possível e a solidão uma constante, nos pareceu fundamental abrir a câmera para os diferentes tempos e dimensões envolvidas no cuidado em saúde, nos aproximando destes profissionais que estavam resistindo em uma das maiores crises sanitárias da história, em um país abandonado por seu principal governante”, afirmam as diretoras.
LEIA MAIS
Cantos Espirituais :: Confira o trailer e o cartaz do documentário musical (Exclusivo)
Eduardo e Mônica :: Entrevista com o diretor René Sampaio (Exclusivo)
Eduardo e Mônica :: Entrevista com Alice Braga e Gabriel Leone (Exclusivo)
Ana e Helena citam como influências para Quando Falta o Ar realizadores como Frederick Wiseman, Maria Augusta Ramos, Naomi Kawase e Apichatpong Weerasethakul. De acordo com elas, era preciso ter uma câmera viva que acompanhasse o movimento e o pensamento dos personagens, mas que também que captasse elementos nas frestas de cenários aterradores, sempre direcionando o foco às profissionais que muitas vezes acabavam se expressando por gestou ou pequenos sinais. Sem mais delongas, confira em primeira mão o trailer de Quando Falta o Ar:
Últimos artigos deMarcelo Müller (Ver Tudo)
- A Verdadeira Dor - 10 de janeiro de 2025
- Gente do Xingu :: Série do Coletivo Kuikuro inicia filmagens com equipe 70% indígena - 10 de janeiro de 2025
- Aqui :: Protagonistas de Forrest Gump se reúnem após 30 anos. Novo filme tem maquiagem digital feita com inteligência artificial - 10 de janeiro de 2025
olá, gostaria de saber onde é possível assistir ao documentário. Obrigada!