#Quarentena :: Kleber Mendonça Filho disponibiliza online seu primeiro longa-metragem

Publicado por
Marcelo Müller

Muito se engana quem acha que O Som ao Redor (2012) é o debute em longa-metragem de Kleber Mendonça Filho. Antes mesmo de chamar a atenção do circuito com sua primeira incursão ficcional no formato, o realizador já havia lançado o documentário Crítico (2008). Trata-se do resultado de nove anos de entrevistas com profissionais ligados ao cinema, de realizadores a críticos, passando por produtores, que Kleber fez ao longo de suas coberturas de festivais como jornalista especializado. São abordados conflitos de interesses que podem atrapalhar a função de quem deseja avaliar um filme, seja dentro do escopo de uma obra ou mesmo a partir de outros recortes e prismas.

LEIA MAIS
#Quarentena :: Documentário sobre Cidade de Deus é disponibilizado gratuitamente
#Quarentena :: Série de Cristiano Burlan sobre Paulo Freire é disponibilizada online
#Quarentena :: Cineasta Petrus Cariry disponibiliza dois longas online

E, para engrossar ainda mais as fileiras do movimento #FiqueEmCasa, devido à pandemia mundial do novo coronavírus, Kleber acaba de disponibilizar online, por tempo limitado, Crítico na íntegra. São mais de 70 profissionais brasileiros e estrangeiros ouvidos, tais como Eduardo Coutinho, Walter Salles, Fernando Meirelles, Gus Van Sant, Richard Linklater, Costa-Gavras, entre muitos outros. Um raro exemplar que discute com paixão a questão da crítica do cinema. Confira o longa abaixo:

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.