20200319 quintal papo de cinema

Se há uma coisa positiva em meio à pandemia do novo coronavírus é o conjunto de ações solidárias em tempos de crise. Uma vez que boa parte do território mundial está em quarentena, com pessoas confinadas em casa com pouca ou nenhuma mobilidade social por orientação da Organização Mundial da Saúde, vários cineastas e produtores têm liberado gratuitamente acesso a seus filmes, a fim de amenizar os efeitos nocivos da clausura forçosa. Afinal de contas, é preciso também cuidar da saúde mental e a arte pode ser um aliado e tanto nesse sentido. A produtora mineira Filmes de Plástico, uma das principais no que tange ao cinema brasileiro autoral, responsável por longas-metragens premiados como Temporada (2018) – disponível na Netflix – e No Coração do Mundo (2019) – integrante do catálogo do Net Now – tem diversos de seus curtas-metragens liberados em seu canal oficial do YouTube.

LEIA MAIS
#Quarentena :: Longas brasileiros são disponibilizados online gratuitamente
O melhor do streaming :: 10 filmes e séries para ver na Netflix
O melhor do streaming :: 10 filmes e séries para ver na Amazon Prime

Dentre as várias opções listadas no canal – todas podem ser acessadas por meio deste link –, gostaríamos de destacar/recomendar dois curtas-metragens bastante importantes, inclusive, para compreender a relevância da Filmes de Plástico para a renovação do nosso panorama cinematográfico. O primeiro deles é Contagem (2015), de Gabriel Martins e Maurílio Martins, que envolve quatro personagens num acontecimento no município que dá nome ao filme, localizado na região metropolitana de Belo Horizonte. Ele foi a base para No Coração do Mundo, dos mesmos realizadores. Confira o curta na íntegra:

A outra produção que gostaríamos de destacar é Quintal (2015), de André Novais Oliveira, na qual um casal de idosos (pais do cineasta) encara naturalmente coisas como um portal dimensional, e que igualmente incorpora às suas vivências uma tese sobre a abordagem estética dos filmes pornográficos norte-americanos dos anos 90 e discussões descontraídas sobre exercícios físicos num ambiente lotado de marombeiros. Confira o curta na íntegra:

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *