Categorias: BastidoresNotícias

Quatro Meninas :: Começam no Rio de Janeiro as filmagens da história de época

Publicado por
Marcelo Müller

Começaram recentemente no Rio de Janeiro as filmagens de Quatro Meninas, longa-metragem dirigido por Karen Suzane a partir do roteiro de Clara Ferrer que conta as histórias de Tita, Lena, Francisca e Muanda, jovens negras que vivem no Brasil de 1885 e são encarregadas dos cuidados de moças brancas num internato interiorano. Sobrevivendo e sonhando com liberdade, as empregadas são obrigadas a fugir depois de um romance que coloca a vida de uma delas em risco. Para a surpresa das quatro, as sinhás descobrem o plano de fuga e exigem acompanhá-las.

LEIA MAIS
Alumbramentos :: Começam as filmagens do curta documental sobre folclore potiguar
Corrida dos Bichos :: Começam as filmagens do longa ambientado num Rio de Janeiro distópico
Wandinha :: Começam as filmagens da segunda temporada (com novidades no elenco)

A proposta estética foi desenvolvida ao redor de dois desejos. O primeiro é desenvolver uma obra envolvente e acessível para um público por tempo demais negligenciado, e sedento por toda a identificação e transcendência que o cinema pode oferecer. O segundo é fazer isso evitando a objetificação e a fetichização que há séculos condicionam o modo de olhar corpos femininos e pretos na nossa cultura. É um filme íntimo, quase inteiramente ambientado dentro de um grande casarão – o sol que entra pelas janelas é uma promessa das possibilidades e ameaças que aguardam no mundo exterior, e o vasto espaço interior nesse casarão é uma sugestão de todo o mistério e história nele encerrados“, disse a diretora Karen Suzane.

Quatro Meninas está sendo rodado em diversas locações da Cidade Maravilhosa, sendo as principais delas um casarão no Alto da Boa Vista, uma propriedade da Ilha de Guaratiba e outra no bairro da Glória. O elenco conta com Dhara Lopes, Ágatha Marinho, Maria Ibraim, Alana Cabral, Duda Matte, Gabi Cardoso, Giovanna Rispoli, Duda Batsow, Dani Ornellas, Raquel Karro, Stella Rabello, João Vitor Silva e Eric Max.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.