Antes de comprar ingresso e pipoca, nada melhor que conhecer um pouco mais sobre os personagens que irão constituir a trama do filme escolhido, certo? Pois bem, então a pedida, mais uma vez, é o especial Quem é Quem, no qual o Papo de Cinema entrega ao leitor um bocado de informações da carreira dos artistas envolvidos no projeto em questão e também detalhes sobre seu papel no enredo. O título da vez é Mais Pesado é o Céu, de Petrus Cariry, produção brasileira que estreia nos cinemas brasileiros em 08 de agosto.
SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook | YouTube | X | Letterboxd
Na trama, depois de acolher uma criança abandonada, Teresa conhece Antonio, e os dois começam uma jornada pelas estradas. Eles compartilham um passado em comum, que são as lembranças de uma cidade submersa no fundo de uma represa. No fatigante caminho de ambos, Zé Caminhoneiro, Fátima e Letícia surgem como alívios de solidariedade. Para saber mais sobre eles, siga o fio!
Os personagens que compõem a trama são símbolos de um Brasil invisível, carentes de oportunidades e acostumados com as mais diversas violências. E o papel que, talvez, melhor condense esses problemas é o de Teresa, que se apega a uma criança, que encontra em seu caminho, como propósito de sobrevivência num mundo que só a explora. Ela é interpretada por Ana Luiza Rios, de 37 anos. Natural de Manaus, no Amazonas, a atriz começou sua trajetória nas telonas em 2014, com o curta A Era de Ouro. Sua estreia em longas aconteceu e O Último Trago (2016), que rapidamente a deixou popular no cenário cinematográfico nacional. A Filha do Palhaço (2022) é outro destaque de sua filmografia. Por Mais Pesado é o Céu, Ana ganhou o Troféu Especial do Júri no Festival de Gramado 2023 e levou a categoria de Melhor Atriz no Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá do mesmo ano.
LEIA MAIS
– Mais Pesado é o Céu :: Entrevista com Ana Luiza Rios (Exclusivo)
E este? Precisa de apresentação? Aos 56 anos, Nachtergaele é considerado um dos grandes atores brasileiros de sua geração. Estrela de produções brasileiras consagradas a nível mundial, como O Que é Isso, Companheiro? (1997), Central do Brasil (1998) e Cidade de Deus (2002), o eterno João Grilo, de O Auto da Compadecida (2000), é detentor de diversos prêmios e indicações em festivais de cinema, como Troféu APCA, Prêmio Guarani, Festival de Gramado e Los Angeles Brazilian Film Festival, além de destaque no Festival de Cannes. No papel de Antonio, Matheus oferece olhar inverso à tradicional migração dos nordestinos ao centro do país em busca de oportunidades trabalhistas. Antonio está de volta ao local no qual foi criado, Jaguaribara, no Ceará – cidade que foi inundada nos anos 1990 devido à construção do Açude Castanhão, um dos maiores reservatórios de água doce do país – apenas para contemplar o que não mais existe e perceber que a promessa de vida melhor em São Paulo não passou de uma crença popular. Perdido entre ficar e partir novamente, ele se apega a Teresa e seu bebê.
Conhecida pelo público em geral por sua trajetória na teledramaturgia, atuando em novelas como O Sexo dos Anjos (1989-1990), América (2005) e Caminho das Índias (2009), Sílvia Buarque atua regularmente nas telonas desde os anos 1990, durante a retomada do cinema brasileiro. Em Mais Pesado é o Céu, a artista é Fátima, o principal amparo a surgir na vida de Teresa e Antonio. Desprovidos de qualquer assistência, Fátima lhes oferece um norte a seguir, lhes ajudando com moradia, alimento e, principalmente, bons conselhos de quem também possui tantos traumas quanto tempo de vida.
LEIA MAIS
– Mais Pesado é o Céu :: Entrevista com Sílvia Buarque (Exclusivo)
Ao lado de Fátima, mais dois personagens formam um triângulo de apoio aos protagonistas. Nessa construção, Letícia tenta auxiliar Teresa a arranjar um trabalho honesto e, no mínimo, digno. Ao mesmo tempo, a própria Letícia percebe que Teresa está mais longe do objetivo do que pensa. O que lhe resta é ser um grande ombro amigo. Esse papel é de Danny Barbosa, atriz ainda pouco conhecida do grande público, mas com carimbos importantes em sua trajetória. Danny, vale lembrar, atuou no premiado Bacurau (2019).
LEIA MAIS
– Mais Pesado é o Céu :: Entrevista com Danny Barbosa (Exclusivo)
Já a terceira parte dessa configuração esteios é Zé, um caminhoneiro que cruza o caminho de Antonio ainda nos primeiros instantes do filme. Com Zé, o exausto Antonio descobre uma boa conversa que, aparentemente, não tinha há tempos com alguém. Em paralelo, ambos firmam uma pequena parceria profissional. Zé é encarnado por Buda Lira, outro artista envolvido no elogiado Bacurau (2019), de Kleber Mendonça Filho. Aliás, Lira também esteve em Aquarius (2016), outro título dirigido por Kleber. Lamparina da Aurora (2017) e Cangaço Novo (2023) são outros destaques de sua carreira.
E aí? Se interessou? A seguir, fique com o trailer de Mais Pesado é o Céu: