A produção de materiais audiovisuais com qualidade de cinema é perfeitamente possível, desde que os usuários conheçam as melhores ferramentas de edição de vídeo disponíveis gratuitamente.
Não existe nada semelhante à experiência de assistir um filme, especialmente em uma sala de cinema. O audiovisual possibilita a representação de experiências múltiplas, trazendo emoção, conforto e reflexão para aqueles que assistem. O mesmo vale para quem está por trás das câmeras.
O cinema independente sempre existiu, mesmo antes da indústria ser moldada como a conhecemos hoje. Apesar disso, persistia o problema da distribuição: produzir um filme era fácil, mas fazer com que ele alcançasse o público era uma tarefa completamente diferente e fora da realidade da maioria.
Com a popularização da internet, esse problema foi mitigado. Atualmente, qualquer produtor de conteúdo pode compartilhar suas criações online. Por outro lado, o sucesso dessas empreitadas depende muito de como os materiais são produzidos, o que envolve softwares de edição de vídeo.
Se nos parágrafos introdutórios propusemos uma problemática, nós vamos trazer a solução! O CapCut Online é um serviço de edição de imagem e vídeo acessível para aqueles que desejam criar vídeos de cinema gratuitamente e sem se preocupar com a compatibilidade de sistemas operacionais.
Para usar as funcionalidades do CapCut Online, tudo o que é necessário é um computador com acesso a um navegador de internet. As ferramentas podem ser usadas no Google Chrome, Microsoft Edge, Safari e diversos outros. Não é necessário ter um computador potente para cumprir as tarefas.
Somado a tudo isso, o CapCut Online é bastante simples em sua execução, com ferramentas que fazem exatamente o que seus nomes indicam. A interface do serviço é amigável, trazendo possibilidades suficientes para não deixar a desejar, mas priorizando o acesso de quem nunca editou fotos e vídeos.
A melhor maneira de explicar como o CapCut Online pode ser usado para criar vídeos de cinema, é explorando algumas de suas ferramentas individualmente. Nós separamos as 5 principais, considerando o uso para tornar vídeos amadores em produções com uma aparência profissional.
Vale dizer que ele não possui apenas 5 opções, mas muito mais para poder fazer seus vídeos ganharem o Oscar, porém aqui vamos destacar apenas as principais e depois você pode descobrir as demais com a interface simples da ferramenta!
Ao acessar o CapCut Online pela primeira vez, é necessário criar uma conta. Para isso, tudo o que você precisa é de um endereço de e-mail válido e a sua data de nascimento. De maneira alternativa, é possível conectar-se a uma rede social que já possua, como o Facebook, o TikTok ou o próprio Google.
Essa conexão também é importante quando as edições são finalizadas, já que o CapCut pode publicar o material automaticamente nas redes sociais, caso o usuário assim deseje. Para essa parte do processo, as redes disponíveis são o TikTok, o Facebook, o Instagram e o YouTube (através dos “reels”).
No cinema, é comum que as grandes produções utilizem telas verdes, as quais são substituídas digitalmente durante a pós-produção. O CapCut permite que os usuários gravem seus vídeos em qualquer lugar, ofertando uma ferramenta que elimina fundos dos vídeos de maneira automática.
Ou seja, não importa onde você gravou aquele vídeo e o que tinha no fundo, você pode apenas remover e editar da forma como preferir, criando o cenário perfeito!
Nem todos os formatos de arquivos são aceitos em todas as redes sociais. O motivo para isso é a compatibilidade, algo que precisa ser compreendido por quem deseja criar vídeos de cinema. A solução? O conversor de vídeo online faz parte das ferramentas oferecidas pelo CapCut.
O processo é simples: o vídeo original enviado pelo usuário pode ter qualquer extensão (como FLV, WMV e AVI), o que permite que seja lido pelo CapCut Online. Ao finalizar a edição e clicar em “exportar”, o vídeo pode ser salvo nos formatos MP4 ou MOV, aceitos pela maioria dos sites.
Além do editor de vídeos, o CapCut Online também conta com um editor de fotos robusto. A ferramenta é muito útil para quem visa criar vídeos de cinema, levando em conta que as imagens podem ser incluídas em materiais audiovisuais multimídias, enriquecendo o produto final.
Concluídos os trabalhos, o usuário pode exportar o resultado final de acordo com variadas configurações. Entre outras coisas, é possível escolher o nome do arquivo, resolução, taxa de quadros, formato e qualidade. Isso tem reflexos no tempo que o serviço demora para exportar o arquivo.
No caso de vídeos com aparência de cinema, o indicado são as configurações mais altas, como uma resolução entre 1080p e 4k, exportação de alta qualidade e taxa de quadros de 60fps. Caso não se sinta satisfeito com as escolhas feitas aqui, não se preocupe: é possível refazê-las posteriormente.
Mais do que o auxílio das ferramentas agregadas pelo CapCut Online, é importante que você pratique. Não desanime se as primeiras produções não saírem como desejado, existe uma curva de aprendizado para qualquer tarefa. Aos poucos e com esforço, os seus vídeos alcançarão a qualidade que busca.
Você verá que com o CapCut não é preciso ter conhecimentos prévios, tudo que você precisa fazer é seguir o passo a passo e ir aperfeiçoando!