Um dos maiores gângsters da história do cinema nos deixou nesta quinta-feira, 26. Famoso por seu papel em Os Bons Companheiros, lançado em 1990, o norte-americano Ray Liotta faleceu, aos 67 anos, enquanto dormia, na República Dominicana, onde estava filmando o longa Dangerous Waters. O ator estava noivo de Jacy Nittolo e deixa uma filha, Karsen. Ainda não há mais informações sobre a causa de sua morte.
Natural de Newark, Ray nasceu em dezembro de 1954. Começou a carreira em 1980, participando do telefilme Hardhat and Legs. Na tela grande, debutou com o drama A Mulher Só (1983). Ganhou destaque em Hollywood após protagonizar a comédia criminal Totalmente Selvagem (1986), de Jonathan Demme, que lhe rendeu uma indicação ao Globo de Ouro. Na sequência, atuou em outro grande título do final dessa década: Campo dos Sonhos (1989), ao lado de Kevin Costner, interpretando o icônico jogador de baseball Shoeless Joe Jackson.
Entretanto, o grande êxito da carreira de Liotta estava por vir. Em 1990, foi escalado por Martin Scorsese para interpretar o famoso contraventor estadunidense de origem italiana/irlandesa, filiado à Família Lucchese, Henry Hill, em Os Bons Companheiros. Nesse filme, que é considerado por muitos o projeto definitivo do “gangsterismo”, apareceu ao lado de Robert De Niro e Joe Pesci, alcançando fama internacional e estabelecendo seu nome na história do cinema.
LEIA MAIS
Fred Ward, ator premiado em Veneza e no Globo de Ouro, morre aos 79 anos
Morre aos 58 anos o cineasta brasileiro Breno Silveira
Vangelis, compositor das trilhas de Blade Runner e Carruagens de Fogo, morre aos 79 anos
Nos anos que se seguiram, Ray integrou o elenco de diversos filmes populares, como Corina, Uma Babá Perfeita (1994), Cop Land: A Cidade dos Tiras (1997), Hannibal (2001), Profissão de Risco (2001), Narc (2002) e Revólver (2005). Ademais, chegou a vencer um Emmy em 2005 por sua performance em um episódio da série Plantão Médico. Na última década, foi premiado com o Troféu Robert Altman no Film Independent Spirit Awards por seu trabalho em equipe no oscarizado História de um Casamento (2019).
Ray Liotta ainda deixou alguns longas por serem lançados. Além de Dangerous Waters, estão The Substance, com Demi Moore, El Tonto e Cocaine Bear, este último previsto para estrear em 2023.