Até o dia 14 de outubro, o Festival Recine 2021 segue apresentando dezenas de filmes raros e inéditos do cinema brasileiro, além de retrospectivas e homenagens a cineastas fundamentais de nossa produção. O pressuposto de resgate da memória se estende a um projeto inédito: a série Material Bruto (2021), cuja temporada inicial é apresentada dentro da programação do Recine. A ideia é resgatar trechos não utilizados de entrevistas prévias com artistas brasileiros, de modo a oferecer um material raro à geração contemporânea.
Entre os depoimentos, constam dez reflexões de Helena Ignez, Adélia Sampaio, Júlio Calasso, Sylvio Lanna, Vladimir Carvalho, Neville d’Almeida, Geraldo Veloso, Sérgio Ricardo, Maurice Capovilla e Luiz Rosemberg Filho. O diretor Cavi Borges, que também comanda o Recine e o Espaço Cavídeo, já prepara a segunda temporada, que terá entrevistas inéditas com Ana Carolina, Lúcia Murat e Ana Maria Magalhães, entre outros.
LEIA MAIS
Recine 2021 :: Conheça as homenagens do ciclo A Memória do Cinema Brasileiro
Recine 2021 :: Sexta-feira traz sessão de Ney: À Flor da Pele, sobre Ney Matogrosso
Recine 2021 :: Festival começa dia 30 de setembro em formato híbrido
Ele explica: “Essa série é baseada em sobras de outras filmagens que a gente fez, em outros projetos. Às vezes a gente entrevista um diretor por duas horas, mas acaba usando apenas cinco minutos. Estou pegando esse material que sobra, fica guardado e às vezes a gente nem aproveita mais. Estou revendo esses materiais para fazer a nova série. Por isso se chama Material Bruto, porque estamos revisando os materiais brutos que temos aqui, e aproveitando para falar desses diretores. Muitos deles já são falecidos, como Maurice Capovilla, Sérgio Ricardo, Júlio Calasso. É um registro histórico, um material que precisa ser mostrado ao público, para as pessoas conhecerem melhor esses diretores”.
“O projeto tem a cara do Recine, porque representa a memória do cinema brasileiro. A gente está apresentando esses grandes mestres a uma geração que nunca ouviu falar deles. Preparamos dez episódios para o Recine, e em breve vamos lançar mais dez episódios, com vinte e cinco a trinta minutos cada. São dirigidos por mim, pela Duda Las Casas, que fez as entrevistas, e pelo Sérgio Gagliardi, de São Paulo, numa parceria da Cavídeo com a DGT Filmes”, conclui.
Você assiste aos dez episódios no canal oficial do Recine no Vimeo.