Recine 2021 :: Festival começa dia 30 de setembro em formato híbrido

Publicado por
Bruno Carmelo

Entre os dias 30 de setembro e 14 de outubro, o Festival Recine organiza sua 19ª edição, em formato híbrido: as sessões ocorrem tanto online, pelo canal da Recine no Vimeo, quanto presencialmente no cinema Estação NET Rio, em Botafogo, Rio de Janeiro. O evento se inicia às 18h do dia 30, com curtas-metragens de todos os diretores homenageados, além do lançamento de séries e livros.
As homenagens incluem grandes nomes e títulos de acesso raro ao público nacional. Fabiano Canosa, Carlos Hugo Christensen, Geraldo Veloso, Eunice Gutman e Olney São Paulo têm seus trabalhos exibidos, além do destaque ao MIS (Museu da Imagem e do Som) e do CULTNE (Canal de Filmes da Cultura Negra). Já a Mostra Neville Lado B apresenta obras raras do cineasta Neville d’Almeida, como Mangue Bangue (1971), New York Anos 70, Jardim de Guerra (1969), O Poder Negro (1968) e Redenção (2017).
LEIA MAIS
Festival Cavídeo 24 anos :: “O evento está sendo ótimo para eu entender o alcance da Cavídeo”, diz Cavi Borges
Cavi Borges :: Filmografia

O Recine 2021 traz a estreia da série Material Bruto: A Memória do Cinema Brasileiro. Em 10 episódios, o projeto dirigido por Cavi Borges e Sérgio Gagliardi traz cenas exclusivas de clássicos do cinema nacional, além de entrevistas com figuras essenciais do nosso audiovisual, como Helena Ignez, Adélia Sampaio e Júlio Calasso. O site-livro Paisagens do Fim, de Carlos Alberto Mattos, ganha lançamento dia 4 de outubro, debatendo a representação de guerras, desastres e acidentes na história do cinema ao longo de mais de um século.
Já a programação de filmes inclui os documentários Ney: À Flor da Pele (2021), de Felipe Nepomuceno; Antena da Raça (2021), de Paloma Rocha e Luís Abramo; Dorival Caymmi: Um Homem de Afetos (2019), de Daniela Broitman; Zéfiro (2021), de Sílvio Tendler, e You Tubers (2021), de Bebeto Abrantes e Sandra Werneck. As ficções incluem Benjamim Zambraia e o Autopanóptico (2021), de Felipe Cataldo.
A abertura do Recine 2021 também marca a mudança definitiva do Espaço Cavídeo. O centro cultural com vídeos, cartazes e materiais audiovisuais deixa a Cobal do Humaitá, Rio de Janeiro, e inaugura o novo endereço dentro do cinema Estação NET Rio, seguindo os moldes adotados nas Casas Casadas.
Você descobre a programação completa do festival nas redes sociais do Recine.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)