Uma proposta audiovisual brasileira diferenciada acaba de ser confirmada na categoria competitiva do Festival Internacional de Documentários de Amsterdã (IDFA). Idealizada por Mariana Luiza, a instalação Redenção será fará presente no evento europeu, que acontece de 10 a 19 de novembro. Com a proposta de “criticar o branqueamento racial no Brasil”, o projeto, segundo revelado, é uma experiência imersiva, que responde de forma poética ao quadro “A Redenção de Cam”, de 1895, considerado uma representação da tese em favor da colonização. A obra é do pintor espanhol Modesto Brocos, que ficou radicado no Brasil por mais de 40 anos.
LEIA MAIS
– Festival Varilux 2023 :: Vinheta especial revela filmes desta edição. Assista!
– Mostra Terrível :: Evento exibe clássicos do horror no Rio de Janeiro
– Elas Dirigem! :: Mostra no Rio de Janeiro exibirá filmes alemães dirigidos por mulheres
Segundo Mariana, diretora do curta Casca de Baobá (2017) e de episódios da série O Enigma da Energia Escura (2021), a experimentação acontece dentro de um labirinto com dois vídeos. “Um deles vai ser projetado em um espelho d’água. Mas, ao invés de sua imagem e semelhança, como o mito de narciso, o que o espectador vê é um videoarte que trata de rituais de resistência negra”, explica a realizadora.
Pesquisadora de temas relacionados à identidade, ao pertencimento e à nacionalidade, Mariana também foi convidada pelo festival para colaborar com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT Open Documentary Lab) em experimentação artística, pesquisa e desenvolvimento de documentais para novas mídias. Redenção ficará disponível na galeria de arte LNDWStudio durante todo o festival. A seguir, fique com o trailer da instalação.
Últimos artigos deVictor Hugo Furtado (Ver Tudo)
- Ryan Reynolds :: Ator teria debochado de Justin Baldoni em Deadpool & Wolverine - 10 de janeiro de 2025
- Interestelar :: 10 anos depois, premiado filme de Christopher Nolan retorna aos cinemas! - 10 de janeiro de 2025
- Emilia Pérez :: Entenda a polêmica em torno do filme escolhido pela França para o Oscar 2025 - 10 de janeiro de 2025
Deixe um comentário