Redenção :: Projeto audiovisual imersivo brasileiro é selecionado para o Festival de Documentários de Amsterdã

Publicado por
Victor Hugo Furtado

Uma proposta audiovisual brasileira diferenciada acaba de ser confirmada na categoria competitiva do Festival Internacional de Documentários de Amsterdã (IDFA). Idealizada por Mariana Luiza, a instalação Redenção será fará presente no evento europeu, que acontece de 10 a 19 de novembro. Com a proposta de “criticar o branqueamento racial no Brasil”, o projeto, segundo revelado, é uma experiência imersiva, que responde de forma poética ao quadro “A Redenção de Cam”, de 1895, considerado uma representação da tese em favor da colonização. A obra é do pintor espanhol Modesto Brocos, que ficou radicado no Brasil por mais de 40 anos.

LEIA MAIS
Festival Varilux 2023 :: Vinheta especial revela filmes desta edição. Assista!
Mostra Terrível :: Evento exibe clássicos do horror no Rio de Janeiro
Elas Dirigem! :: Mostra no Rio de Janeiro exibirá filmes alemães dirigidos por mulheres

Segundo Mariana, diretora do curta Casca de Baobá (2017) e de episódios da série O Enigma da Energia Escura (2021), a experimentação acontece dentro de um labirinto com dois vídeos. “Um deles vai ser projetado em um espelho d’água. Mas, ao invés de sua imagem e semelhança, como o mito de narciso, o que o espectador vê é um videoarte que trata de rituais de resistência negra”, explica a realizadora.

Pesquisadora de temas relacionados à identidade, ao pertencimento e à nacionalidade, Mariana também foi convidada pelo festival para colaborar com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT Open Documentary Lab) em experimentação artística, pesquisa e desenvolvimento de documentais para novas mídias. Redenção ficará disponível na galeria de arte LNDWStudio durante todo o festival. A seguir, fique com o trailer da instalação.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: victor@papodecinema.com.br