Embora tenha unidades fechadas devido à pandemia de Covid-19, o Instituto Moreira Salles tomou a interessante iniciativa de criar o IMS Quarentena, programa destinado a exibir e promover a arte durante o isolamento. Dezenas de artistas foram convidados a produzirem filmes, textos e podcasts sobre assuntos variados, disponibilizados no site da instituição.
Grace Passô, atriz e diretora mineira (de Temporada, 2018, e No Coração do Mundo, 2019), desenvolveu um curta-metragem dentro de sua casa, refletindo sobre a estranha sensação do isolamento. República (2020) parte do curioso momento em que uma mulher (Passô) recebe o aviso de que o Brasil não existe de fato, é apenas o sonho de alguém. A qualquer momento, esta pessoa pode acordar, e tudo vai desaparecer.
LEIA MAIS
Vaga Carne :: “Sou uma força de resistência enquanto artista”, defende Grace Passô
No Coração do Mundo :: Entrevista exclusiva com Grace Passô
Temporada :: Entrevista exclusiva com Grace Passô
A premissa, mistura de fantasia e distopia, desperta a curiosa sensação de alívio e desespero diante do anúncio inesperado, até algumas reviravoltas na trama forçarem a mulher a se confrontar consigo mesma. De repente, a protagonista isolada em casa encontra uma figura que vem das ruas… Qualquer semelhança com as fobias e as violências institucionais do Brasil atual não serão mera coincidência.
O curta-metragem está disponibilizado na íntegra no site do IMS. Grace Passô, indicada em duas categorias no 25º Prêmio Guarani, tem seu filme Vaga Carne (2019) disponível atualmente em streaming, e em breve também nos cinemas. Ela prepara novos projetos como A Professora de Francês, dirigido por Ricardo Alves Jr. O filme aborda “a onda conservadora que ataca o país”, nas palavras do cineasta.
Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)
- O Dia da Posse - 31 de outubro de 2024
- Trabalhadoras - 15 de agosto de 2024
- Filho de Boi - 1 de agosto de 2024
Deixe um comentário