pierre etaix papo de cinema 02A partir do dia 24 de junho, a Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, exibe a Retrospectiva Pierre Étaix. Até o dia 29 de junho, oito filmes do cultuado diretor e ator serão apresentados com entrada gratuita. O evento é realizado em parceria com a Embaixada da França, a Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e o Institut Français.

Étaix começou a carreira no cinema como ator em Pickpocket (1959), de Robert Bresson e também foi assistente de direção em Meu Tio (1958), de Jacques Tati. Ao longo da carreira, o diretor ganhou diversos prêmios internacionais, incluindo um Oscar pelo filme Feliz Aniversário (1962), ao lado do roteirista Jean-Claude Carrière. Depois de realizar diversos curtas e longas-metragens, Étaix voltou à sua carreira de palhaço e passou a escrever peças de teatro, livros e séries. Entre suas obras mais reconhecidas estão YoYo (1965) e Grande Amor (1969).

Seus filmes tiveram a exibição proibida por 20 anos, durante uma longa briga judicial. Porém, em 2009, a Fundação Technicolor e a Fundação Groupama decidiram trabalhar com Étaix e Carrière para resolver as questões de direitos autorais. A retrospectiva apresenta as obras restauradas como Rupture (1961), O Enamorado (1962) e Em Plena Forma (1966). Para detalhes sobre a programação e horários, acesse o site http://www.salapfgastal.blogspot.com/.

Fonte: Sala P. F. Gastal.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *