Em 25 de setembro, chega às plataformas de streaming uma representação dos horrores da Segunda Guerra Mundial pelo olhar de uma adolescente. Retratos de uma Guerra (2018) traz Bel Powley (de The Morning Show, 2019) no papel de uma garota lituana de 16 anos de idade, enviada a um campo de concentração pelo regime nazista, então aliado aos stalinistas.

Devido ao talento para o desenho, ela começa a descrever os assassinatos e cenas de tortura em seu caderno, até o gesto ser descoberto pelas autoridades. Lina é então obrigada a desenhar o retrato de um líder stalinista. Na cena abaixo, exclusiva no Papo de Cinema, a garota é levada, junto a familiares e conterrâneos, a um campo de concentração onde são considerados “culpados por traição” e declarados escravos do regime.

Adaptado do romance “A Vida em Tons de Cinza”, de Ruta Sepetys, Retratos de uma Guerra tem direção de Marius A. Markevicius. O filme recebeu duas indicações ao Political Film Awards, em 2019.

 

 

LEIA MAIS
Fortunata :: “Um filme sobre uma mulher, para uma mulher”, explica o diretor Sergio Castellitto (Exclusivo)
Temporada de Caça :: Diretora apresenta “impiedoso” filme selecionado no 8º Panorama do Cinema Suíço (Exclusivo)
Os Espetaculares :: Nasce um grupo de humoristas em cena da comédia (Exclusivo)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *