Após um processo incomum – no qual a Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais chegou a divulgar duas pré-listas – enfim, chegou a hora de conhecer o longa que irá representar o Brasil na busca por uma vaga no Oscar 2024. De olho na categoria de Melhor Filme Internacional, Retratos Fantasmas (2023) tentará garantir espaço entre os indicados. Na última instância da seleção, o projeto de Kleber Mendonça Filho triunfou sobre os títulos Noites Alienígenas, de Sergio de Carvalho, Urubus, de Claudio Borrelli, Nosso Sonho: A História de Claudinho e Buchecha, de Eduardo Albergaria, Pedágio, de Carolina Markowicz, e Estranho Caminho, de Guto Parente. A partir de agora, o documentário enfrentará uma longa campanha e, se conseguir destaque suficiente, será submetido aos trâmites da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood para ser nomeado ao 96º Academy Awards.
LEIA MAIS
– Anunciados os seis longas finalistas que podem representar o Brasil no Oscar 2024
– Anunciados os longas habilitados para representar o Brasil no Oscar 2024
Vale lembrar que esta será a segunda vez em que Kleber buscará o feito. A primeira aconteceu em 2014, quando O Som ao Redor (2012) foi escolhido o encarregado nacional, mas não chegou à festa. Em 2016, Aquarius, estrelado por Sônia Braga, era um dos queridinhos da mídia internacional, mas conjecturas políticas da época impediram a indicação do filme de Mendonça Filho como nosso representante. Após a equipe do longa protestar contra o golpe contra a presidente Dilma Rousseff no tapete vermelho de Cannes, Pequeno Segredo (2016) foi o selecionado brasileiro – não conseguindo a nomeação. Em 2019, Bacurau, o longa mais badalado de Kleber (este com codireção de Juliano Dornelles) em terras brasileiras até então, perdeu a disputa para A Vida Invisível (2019) – que também não vingou em Hollywood. Aliás, não custa ressaltar, a última vez em que estivemos entre os cinco nomeados foi em 1999, com Central do Brasil (1998).
Já lançado comercialmente nos cinemas nacionais, Retratos Fantasmas estreou mundialmente no Festival de Cannes deste ano, fora de competição. Em seguida, foi o responsável por abrir a 51ª edição do Festival de Gramado e foi laureado com o Troféu do Júri (Documentários) no Festival de Lima. Fique abaixo com o nosso podcast exclusivo sobre a obra.
Últimos artigos deVictor Hugo Furtado (Ver Tudo)
- Ryan Reynolds :: Ator teria debochado de Justin Baldoni em Deadpool & Wolverine - 10 de janeiro de 2025
- Interestelar :: 10 anos depois, premiado filme de Christopher Nolan retorna aos cinemas! - 10 de janeiro de 2025
- Emilia Pérez :: Entenda a polêmica em torno do filme escolhido pela França para o Oscar 2025 - 10 de janeiro de 2025
Deixe um comentário