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Retratos Fantasmas representará o Brasil na busca pelo Oscar 2024

Publicado por
Victor Hugo Furtado

Após um processo incomum – no qual a Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais chegou a divulgar duas pré-listas – enfim, chegou a hora de conhecer o longa que irá representar o Brasil na busca por uma vaga no Oscar 2024. De olho na categoria de Melhor Filme Internacional, Retratos Fantasmas (2023) tentará garantir espaço entre os indicados. Na última instância da seleção, o projeto de Kleber Mendonça Filho triunfou sobre os títulos Noites Alienígenas, de Sergio de Carvalho, Urubus, de Claudio Borrelli, Nosso Sonho: A História de Claudinho e Buchecha, de Eduardo Albergaria, Pedágio, de Carolina Markowicz, e Estranho Caminho, de Guto Parente. A partir de agora, o documentário enfrentará uma longa campanha e, se conseguir destaque suficiente, será submetido aos trâmites da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood para ser nomeado ao 96º Academy Awards.

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Vale lembrar que esta será a segunda vez em que Kleber buscará o feito. A primeira aconteceu em 2014, quando O Som ao Redor (2012) foi escolhido o encarregado nacional, mas não chegou à festa. Em 2016, Aquarius, estrelado por Sônia Braga, era um dos queridinhos da mídia internacional, mas conjecturas políticas da época impediram a indicação do filme de Mendonça Filho como nosso representante. Após a equipe do longa protestar contra o golpe contra a presidente Dilma Rousseff no tapete vermelho de Cannes, Pequeno Segredo (2016) foi o selecionado brasileiro – não conseguindo a nomeação. Em 2019, Bacurau, o longa mais badalado de Kleber (este com codireção de Juliano Dornelles) em terras brasileiras até então, perdeu a disputa para A Vida Invisível (2019) – que também não vingou em Hollywood. Aliás, não custa ressaltar, a última vez em que estivemos entre os cinco nomeados foi em 1999, com Central do Brasil (1998).

Equipe de Aquarius protestando no Festival de Cannes 2016.

Já lançado comercialmente nos cinemas nacionais, Retratos Fantasmas estreou mundialmente no Festival de Cannes deste ano, fora de competição. Em seguida, foi o responsável por abrir a 51ª edição do Festival de Gramado e foi laureado com o Troféu do Júri (Documentários) no Festival de Lima. Fique abaixo com o nosso podcast exclusivo sobre a obra.

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Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: victor@papodecinema.com.br