Retrospectiva Hong Sang-soo segue no Rio de Janeiro até 8 de agosto

Publicado por
Bruno Carmelo

Está acontecendo no Centro Cultural Banco do Brasil – Rio de Janeiro (CCBB – RJ) a mostra gratuita Encontros à Deriva: Retrospectiva Hong Sang-soo. Até 8 de agosto, serão apresentados de modo presencial, respeitando as medidas de segurança, 24 filmes de um dos mais aclamados diretores sul-coreanos da atualidade. Após este período, a mostra segue em São Paulo (entre 11 de agosto e 6 de setembro) e Brasília (entre 21 de setembro e 10 de outubro).
Entre os títulos exibidos encontram-se os premiados A Mulher que Fugiu (Urso de Prata de melhor diretor no Festival de Berlim 2020); Na Praia à Noite Sozinha (Urso de Prata de melhor atriz para Kim Min-hee no Festival de Berlim 2017); Certo Agora, Errado Antes (Leopardo de Ouro no Festival de Locarno 2015) e HaHaHa (vencedor da Mostra Um Certo Olhar no Festival de Cannes 2010).
LEIA MAIS
Começa em São Paulo a Mostra Ugo Giorgetti, com 12 filmes
Festival Cavídeo 24 Anos prorroga sessões online até 8 de agosto
8ª Mostra de Cinema de Gostoso :: Inscrições abertas até 26 de setembro

A Mulher que Fugiu

Hong Sang-soo se tornou conhecido por um humor particular, decorrente de cenas simples envolvendo pessoas comuns. Excelente criador de diálogos sarcásticos, o cineasta costuma aproximar ex-amantes, amigos e colegas de trabalho ao redor de uma mesa de restaurante, bebendo álcool e falando um pouco mais do que deveriam. Além dos filmes, os curadores Isabel Veiga, Samuel Brasileiro e Vitor Medeiros apresentam dois debates a respeito das obras do cineasta.
Em paralelo, os organizadores oferecem duas exibições online e gratuitas durante a retrospectiva: Na Praia à Noite Sozinha e Certo Agora, Errado Antes, disponíveis pela plataforma Looke. Outros títulos selecionados são: A Virgem Desnudada por seus Celibatários (2000), A Mulher É o Futuro do Homem (2004), Noite e Dia (2008), O Filme de Oki (2010), A Visitante Francesa (2012), A Filha de Ninguém (2013), A Câmera de Claire (2017) e O Hotel às Margens do Rio (2018). A programação completa, com horários e títulos dos filmes, encontra-se na página oficial do CCBB.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)