20250401 richard chamberlain papo de cinema

Richard Chamberlain, ator quatro vezes indicado ao Emmy e um dos principais galãs da TV norte-americana, morreu no último sábado, 29, aos 90 anos, no Havaí, nos Estados Unidos, devido a complicações de um derrame. A informação foi confirmada pelo publicista do ator, Harlan Boll. Nascido em Los Angeles no ano de 1934, Chamberlain era o mais novo de dois filhos. Já querendo ser artista desde cedo, ele começou a enveredar pela atuação ao frequentar o Pomona College, na Califórnia.

Richard Chamberlain precisou colocar sua ainda iniciante carreira artística em modo de espera quando, em 1956, foi convocado para servir o exército dos Estados Unidos na Guerra da Coreia. Depois de ser dispensado do serviço militar, voltou a Los Angeles onde foi co-fundador de um grupo de teatro, isso antes de começar a desempenhar pequenos papeis em programas televisivos e, mais à frente, chegar ao estrelato.

Richard Chamberlain

LEIA MAIS
Émilie Dequenne, atriz premiada no Festival de Cannes, morre aos 43 anos
Gene Hackman, ator vencedor de dois Oscars, morre aos 95 anos
Amelia Bittencourt, atriz de Nosso Lar, morre aos 86 anos em Porto Alegre

RICHARD CHAMBERLAIN: VIDA E OBRA

Richard Chamberlain teve um dos grandes papeis de sua vida na série Dr. Kildare (1961-1966). O drama médico contava a história de um jovem interno, James Kildare (Chamberlain) que trabalhava num hospital metropolitano e tentava, ao mesmo tempo, aprender sua profissão, lidar com os problemas dos pacientes e ganhar o respeito de seu supervisor, o Dr. Leonard Gillespie (Raymond Massey). O programa foi um sucesso estrondoso mundo afora e levou Chamberlain ao estrelato.

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE
DO MUNDO DO CINEMA E DA TV!
– Canal Papo de Cinema no WhatsApp
(Participe gratuitamente!)

Richard Chamberlain se mudou para a Inglaterra no fim dos anos 1960 e continuou a diversificar sua carreira entre cinema, teatro e TV, sempre priorizando a TV. Entre seus papeis de destaque nas telinhas também está o protagonista da minissérie Pássaros Feridos (1983), fenômeno de audiência no Brasil que fez o SBT vencer a Globo em agosto de 1985 na sempre acirrada corrida pela audiência. O ator também foi o protagonista de Shogun (1980), adaptação à TV do livro de James Clavell (1921-1994) – que recentemente ganhou o remake Xógum: A Gloriosa Saga do Japão (2024-)

Richard Chamberlain foi quatro vezes indicado ao Emmy, considerado o Oscar da TV norte-americana. Por Shogun, Pássaros Feridos, Wallenberg: A Hero’s Story (1985) e pelo telefilme O Conde de Monte Cristo (1975).

Richard Chamberlain
Richard Chamberlain em “Pássaros Feridos”

Gostou do conteúdo sobre Richard Chamberlain? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky | Canal WhatsApp

PAPO DE CINEMA NO YOUTUBE
E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *