O ator norte-americano Richard Erdman morreu neste sábado, 16. A causa não foi divulgada pela família. Ele é mais conhecido da nova geração por ter interpretado o personagem Leonard na série Community (2009-2015), veterano da Guerra da Coreia, o octogenário aluno da faculdade comunitária Greendale. Ele era o coadjuvante mais constante, aquele que frequentemente importunava os protagonistas com suas observações impertinentes. Ele foi introduzido no 15º episódio da primeira temporada e participou de exatos 53 episódios.
LEIA MAIS
Luke Perry morre aos 52 anos
André Previn morre aos 89 anos
Stanley Donen :: Diretor de Cantando na Chuva morre aos 94 anos
Todavia, Richard Erdman tem um extenso currículo cinematográfico e televisivo, com cerca de 160 créditos, inclusive em filmes importantes da chamada Era de Ouro de Hollywood. Ele viveu um cínico ex-fuzileiro naval em Golpe do Destino (1951), contracenando com Dick Powell e Rhonda Fleming, e também figurou no elenco de Inferno Nº 17 (1953), clássico de Billy Wilder, como o chefe do quartel, o sargento “Hoffy” Hoffman. Outro papel de destaque foi em Espíritos Indômitos (1950), estreia de Marlon Brando nos cinemas, no qual viveu um paciente da ala de paraplégicos de veteranos que ajuda o personagem de Brando a adaptar-se à nova vida.
Richard Erdman ainda participou de episódios da série Além da Imaginação (1958-1964). Seu último trabalho foi em Dr. Ken (2015-2016), criada e estrelada por seu colega de Community Ken Jeong.