Um ícone da cultura pop norte-americana faleceu nesta terça-feira, 24. Considerado o primeiro herói negro dos filmes de ação hollywoodianos, Richard Roundtree, famoso por interpretar o detetive John Shaft, morreu aos 81 anos, vítima de complicações de um câncer no pâncreas. A informação foi confirmada pelo Deadline. Ao longo de sua vida, Roundtree dedicou mais de cinco décadas à atuação.
LEIA MAIS
– Burt Young, ator indicado ao Oscar, morre aos 83 anos
– Suzanne Somers, estrela de Um é Pouco, Dois é Bom e Três é Demais, morre os 76 anos
– Piper Laurie, estrela de Twin Peaks e Carrie: A Estranha, morre aos 91 anos
Nascido em 1942, na cidade de New Rochelle, no sudeste do estado de Nova York, nos EUA, Richard Roundtree chegou a se destacar no colegial como jogador de futebol americano, sendo convidado, no final dos anos 1950, para atuar em diversas universidades. Entretanto, em 1963, aos 21 anos, abandonou os estudos para tentar a carreira de ator. Em paralelo, iniciou uma trajetória como modelo. Após ganhar destaque como garoto propaganda das marcas Fashion Fair, Johnson e cigarros Salem, debutou como ator de cinema no início dos anos 1970. Logo em sua estreia, como protagonista do longa de ação Shaft (1971), ganhou fama e se tornou símbolo da cultura afro-americana. Na trama do longa, Richard é o icônico John Shaft, detetive da polícia de Nova York que investiga crimes com seu comportamento linha dura. Por sua performance na aposta, o ator foi indicado ao Globo de Ouro de Revelação Mais Promissora em 1972.
A partir daí, Roundtree ajudou a consolidar o blaxploitation, subgênero cinematográfico que, embora reforçasse estereótipos, criava heróis negros norte-americanos. Desta forma, estes filmes revolucionaram o cinema hollywoodiano que, tradicionalmente, acomodava afro-americanos como companheiros, antagonistas ou vítimas da brutalidade social. Nos anos seguintes, o artista voltaria a encarnar o famoso agente da lei nos longas O Grande Golpe de Shaft (1972) e Shaft na África (1973), além de estrelar a série Shaft, exibida entre 1973 e 1974. Na virada do século, Roundtree passou o bastão para outra estrela do cinema negro. Em Shaft (2000), é Samuel L. Jackson que assume o papel principal, com Richard como coadjuvante. Em 2019, uma terceira geração foi levada às telas com Shaft, estrelado por Jessie T. Usher. Jackson e Roundtree também integram o elenco.
Mesmo sem o destaque dos anos 1970, o artista continuou a atuar até seus derradeiros dias. Sua última aparição se deu no drama Collar (2023). Há ainda, pelo menos, dois filmes em fase de pós-produção com envolvimento do ator, a ação Thelma e a comédia Swedish Erotica. Richard Roundtree deixa quatro filhos, John James, Kelli, Morgan e Tayler Roundtree.
Últimos artigos deVictor Hugo Furtado (Ver Tudo)
- 3 Margens :: Confira a lista completa de vencedores do festival da Tríplice Fronteira! - 21 de novembro de 2024
- Carolina Dieckmann :: Começam as filmagens de (Des)controle, novo filme com a atriz - 21 de novembro de 2024
- A Bachata do Biônico - 19 de novembro de 2024
Deixe um comentário