O brasileiro Raphael Aguinaga apresenta o seu primeiro longa-metragem, Juan e a Bailarina, em que assina a direção, roteiro e produção. O filme estreia nos cinemas de São Paulo e Rio de Janeiro na quinta-feira, 15 de novembro. Longa mistura comédia, drama e ação, e traz como principal tema a superação de limites na terceira idade.
O diretor explica a escolha dos personagens idosos no roteiro: “O filme tem uma mensagem muita clara sobre o não envelhecimento da alma. Mesmo idoso a pessoa sonha, teme, se apaixona, se comove, etc. Quis retratar isso porque acho que na sociedade ocidental há este estigma de que velho não serve para nada e o asilo é a prova desse preconceito. Quando o ser humano atinge o ponto onde pode mais contribuir para a sociedade, pois acumula experiência, ele é ignorado e até mesmo desprezado”, diz o diretor.
A trama se passa em um asilo chamado Nossa Senhora da Misericórdia, que tem o ambiente transformado em caos quando o filho da enfermeira, apelidado pelos velhinhos de “A Bruxa”, substitui a mãe durante suas férias. Ele passa a oprimir o grupo formado por moradores dóceis e pacíficos, lhes tirando a TV, a única diversão, deixando-os apenas com um rádio de pilha como contato com o mundo externo. Neste momento, o grupo recebe uma nova integrante, uma senhora elegante que, depois de perder o filho é abandonada por sua nora. Enquanto isso, a notícia do clone de Jesus movimenta o asilo e provoca diferentes reações entre os moradores. Alguns se unem decididos a ajudar este novo Jesus em sua missão de buscar a cura para uma doença incurável. Mas antes, os idosos precisam se rebelar contra “A Bruxa” e seus desmandos, superando medos e limites físicos. Durante essa aventura repleta de bom humor, fortes amizades se estabelecem e paixões são despertadas.
O longa teve co-produção da Querosene Filmes (Brasil), Zarlek Producciones (Argentina), Parceria Produções (Brasil), Dos Medidas (Argentina) e Al Dente Films (França). O longa filmado na Argentina participou, em 2011, do Festival do Rio e da Mostra Internacional de Cinema, com o nome de O Levante.
Fonte: Agência Guanabara
Últimos artigos de (Ver Tudo)
- Top 10 :: Dia das Mães - 12 de maio de 2024
- Tendências de Design de E-mail Para 2022 - 25 de março de 2022
- Saga :: A Era do Gelo - 1 de fevereiro de 2022
Assisti todos os filmes do festival em Paris,a plateia aplaudia de pe !Foi emocionante ver um rapaz tao moco,fazer seu primeiro filme com tanta sensibilidade,conteudo e inteligencia.E um filme para todas as idades,Parabens ao Brasil,por ter um talento como esse reconhecido em um pais onde a cultura e experiencia em cinema,votou exelente,longe de qualquer um outro!!!!