No 1° episódio, Em Busca do Espaço Cotidiano (80min), acompanha Fernando Diniz, mulato, filho de uma empregada doméstica baiana, apaixonado por uma moça de outra classe social. O sofrimento causado pela rejeição forçou sua identificação e submissão à mãe, assim, Fernando submerge para viver no inconsciente, como sua autodefesa.
No 2° episódio, No Reino das Mães (55min), conta a história de Adelina Gomes. Filha de camponeses, com curso primário e alguma formação manual, tímida e submissa à mãe, nunca havia namorado até os 18 anos. Quando se apaixona por um homem, ele não é aceito por sua progenitora. Sujeitando-se aos seus caprichos, Adelina aos poucos vai se retraindo, até que um dia estrangula sua gata, da qual tinha imenso carinho.
No último e 3° episódio, A Barca do Sol (70min), mostra Cartos Pertuis. Nascido em 1910, filho de imigrantes franceses, seu avô havia trabalhado na instalação da Light, no Rio de Janeiro. Quando seu pai morre, Carlos fica com a responsabilidade da casa e tudo se torna complicado para ele. Ainda jovem, ele tem uma experiência de iluminação interna.
Para mais informações, acesse o site oficial do espaço cultural.
(Fonte: Grupo Estação)