Riot arrisca em série animada “Arcane” e vira sucesso na Netflix, liderando o ranking de série mais assistida da plataforma

Publicado por
Redação Papo de Cinema

A Riot Games, mais conhecida por desenvolver diversos sucessos no setor de jogos eletrônicos, como por exemplo League of Legends, Valorant,  Legends of Runeterra, entre outros, tem recentemente saboreado também o sucesso que atinge adoradores de séries. Lançada no mês passado, no dia 6 de novembro, Arcane parece ter conquistado aprovação não somente de sua comunidade, como também ter alcançado um público que não tinha conhecimento do jogo League Of Legends, no qual foi baseada. Segundo dados do site FlixPatrol, a série ocupou o primeiro lugar no top 10 em pelo menos 38 países, destronando Round 6, que mantinha o título de mais assistida até então. Por sinal, o Brasil é um dos países que mais possui horas assistidas da série, ficando com a 5ª colocação, Bélgica com o 4º lugar, seguido da Áustria com o 3º, Austrália em 2º, e os vizinhos Argentinos com o 1ª lugar.

Com a 1ª temporada completa de Arcane lançada em meio ao evidente acolhimento do público de modo geral, foi o bastante para a Riot Games anunciar a 2ª temporada à caminho, no entanto não será tão breve assim. Nicolo Laurent, CEO da Riot Games, divulgou que os trabalhos da 2ª temporada já estão em desenvolvimento e a produção será concluída no ano de 2023, por conta dos detalhes da animação.  Na primeira temporada, a trama aborda o frágil equilíbrio que divide duas cidades, Piltover e Zaun, e seus contrastes sociais. É possível encontrar alguns personagens originários de jogo League of Legends, tais como Jinx, Vi, Caitlyn, Jayce e Viktor. Um fato curioso é que a música de abertura de Arcane, “Enemy” dos artistas Imagine Dragons, ficou entre as músicas mais ouvidas no gênero rock, de acordo com o Spotify Charts.

Confira a música tema de Arcane, onde une cenas da série com os artistas da banda Imagine Dragons:
Imagine Dragons x J.I.D – Enemy (from the series Arcane League of Legends)

Tamanho acolhimento tem encorajado a desenvolvedora a se aventurar ainda mais na em novas criações de séries animadas, inspiradas também em jogos famosos da franquia. A Riot inclusive já confirmou o interesse em ampliar suas produções até mesmo para o cinema. Houve rumores, meses atrás, de que a Riot estaria trabalhando no seu próprio universo cinematográfico, similar ao Universo Cinematográfico da Marvel, para criar filmes em live-action de histórias adaptadas de League of Legends, explorando ainda mais o universo de Runeterra.

A Riot Games carrega em sua bagagem 15 anos de experiência no mercado de jogos eletrônicos desde que foi fundada. Além da empresa gerenciar nada mais nada menos do que um dos games mais jogados do mundo, também é responsável pelo cenário competitivo de diversos jogos que a mesma desenvolve. Cenário esse que é extremamente conceituado e celebrado pela sua comunidade, e principalmente, voltado para a para ela. Igualmente ao sucesso da série, no mundo dos e-sports a Riot Games também tem um cenário muito agitado. Através da Rivalry, que é antenada no setor de esports, é possível acompanhar os melhores campeonatos de todos os jogos da Riot Games, apostas em Valorant, League of Legends e outros jogos! Tudo é possível através desta plataforma.

Os planos da Riot de permear entre “telinhas” e “telonas” se fazem palpáveis tendo em vista a entrevista que a presidente de entretenimento da Riot, Shauna Spenley, forneceu para o LA Times’. Segundo Spenley, Arcane seria apenas o começo do muito que ainda está por vir.

Não acho que Hollywood perceba como tudo isso é enorme. Acho que temos uma grande oportunidade de construir histórias orgânicas incríveis dentro deste mundo [Runeterra] e de construir cautelosamente para se tornar a propriedade intelectual que define uma geração. Ficaremos aqui por um tempo: vai demorar um pouco. Os jogadores podem dizer. Eles estão procurando por elementos com os quais possam se identificar. Estamos tentando descobrir como recriar isso à medida que entramos no live-action e outras histórias.” Declara Shauna Spenley na entrevista dada para o LA Times. Spenley ainda garante que o foco maior das adaptações em live-action será os jogadores, o que demonstra o compromisso da desenvolvedora em ser o mais fiel possível com os as representações.

Talvez seja justamente o motivo de tanto sucesso das criações da Riot Games, seja ele em jogos ou animações e futuramente, muito provavelmente em filmes também. A Riot é uma desenvolvedora envolvida diretamente com a comunidade de fãs, os ouve cuidadosamente, se mostrando interessada em tentar saber o que o público quer. Esse engajamento da produtora parece estar funcionando, e muito bem, tendo em vista o respaldo recebido até o momento, encoraja a desenvolvedora a ter a certeza de acreditar cada vez mais de que está na direção certa, do que  público quer.

Assista o trailer da série animada de League of Legends – Arcane – 1ª temporada:
Arcane | Trailer oficial | Netflix
A 2ª temporada de Arcane já possui o anúncio oficial, veja:
Arcane: Season 2 Announcement

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
CONTATO: papodecinema@papodecinema.com.br

Últimos artigos deRedação Papo de Cinema (Ver Tudo)