Se há um subgênero cinematográfico no qual Robert De Niro se sente à vontade é o de filmes de máfia (ou cinema gângster). E é para lá que o premiado ator está voltando com The Alto Knights, projeto que chega aos cinemas brasileiros em 20 de março de 2025. Porém, desta vez, De Niro encarnará dois personagens, Frank Costello e Vito Genovese, simultaneamente, para contar a história de uma das maiores rivalidades dos famosos “sindicatos” ítalo-americanos.
CONFIRA TAMBÉM
– Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)
Além de Robert De Niro, o longa também conta com Debra Messing, Cosmo Jarvis, Kathrine Narducci e James Ciccone no elenco. A direção é de Barry Levinson, cineasta vencedor do Oscar de Melhor Direção por Rain Man (1988). Já o roteiro é Nicholas Pileggi, o mesmo de Os Bons Companheiros (1991).
A rivalidade entre Vito Genovese e Frank Costello emergiu no contexto do crime organizado nos Estados Unidos nas décadas de 1940 e 1950, envolvendo a liderança da poderosa Família Luciano, que mais tarde seria conhecida como Família Genovese. Costello, conhecido como “Primeiro-Ministro do Submundo”, assumiu o comando após a prisão de Lucky Luciano em 1936 e consolidou uma abordagem mais diplomática e empresarial, priorizando influências políticas e atividades como jogos de azar e extorsão. Em contrapartida, Genovese, seu subordinado ambicioso e com um perfil mais violento, desejava retomar o controle e fortalecer uma liderança baseada na força e no tradicionalismo mafioso.
A tensão culminou em 1957, quando Genovese ordenou um atentado contra Costello, no qual o mafioso foi baleado, mas sobreviveu. Após o ataque, Costello decidiu se retirar da liderança, entregando o controle da família a Genovese, que assumiu o comando e adotou uma abordagem mais agressiva. Contudo, o reinado de Genovese foi breve, já que ele foi preso em 1959 por acusações de tráfico de drogas, em grande parte devido a uma conspiração de outros chefes mafiosos que buscaram enfraquecê-lo. Essa rivalidade não apenas marcou uma transição de poder dentro da máfia, mas também refletiu as mudanças no submundo do crime, com disputas entre estilos de liderança e estratégias de operação.
Robert De Niro possui uma relação marcante com filmes sobre a máfia, consolidando-se como um dos maiores intérpretes de personagens nesse universo. Filho de imigrantes da Velha Bota, que viram de perto a ascensão dos “sindicatos”, Robert Anthony De Niro sempre foi fascinado por histórias complexas e carregadas de nuances morais que caracterizam as figuras envolvidas no crime organizado.
Tal interesse o aproximou de outros profissionais de renome que também possuíam a mesa descendência, como Martin Scorsese e Francis Ford Coppola. Esses cineastas o conduziram nos papéis que lhe renderam estatuetas do Oscar. Com Coppola, O Poderoso Chefão: Parte II (1975), que lhe rendeu o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante. Com Scorsese, venceu Melhor Ator por Touro Indomável (1981). Ambos enredos possuem relação com a máfia. Ao longo da carreira, Robert De Niro estrelou outros diversos projetos do gênero. Entre eles, estão Era uma Vez na América (1984), Os Intocáveis (1987), Os Bons Companheiros (1990), Desafio no Bronx (1993), Cassino (1995), Máfia no Divã (1999) e O Irlandês (2019).
LEIA MAIS
– Inteligência artificial :: O Brutalista e Emilia Pérez geram polêmica com uso da tecnologia
– David Lynch :: Chefão da Netflix fala sobre minissérie que o cineasta desenvolvia antes de morrer
– Sylvester Stallone, Mel Gibson e Jon Voight agora são… embaixadores de Donald Trump?
– Matrix :: Will Smith estará no 5º filme da saga? Nós fomos investigar
Gostou do conteúdo sobre Robert De Niro? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!
E que tal dar uma conferida no nosso canal do YouTube? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!